IFPR CAPANEMA LANÇA PROJETO DE EXTENSÃO PARA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2022
Publicado em
A apresentação da declaração do imposto de renda da pessoa física é uma obrigação que deve ser cumprida pelos cidadãos brasileiros que se enquadram na faixa de rendimento estabelecida pela Receita Federal do Brasil e que possuem o cadastro de pessoa física (CPF). Para que o contribuinte esteja com a situação regular perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil deverá apresentar a Declaração Anual de Rendimentos.
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Capanema, no cumprimento de sua responsabilidade social e sabedora de que muitos desses trabalhadores têm dificuldade de arcar com os custos profissionais para elaboração da Declaração do Imposto de Renda apresenta este projeto que será desenvolvido pelos professores e alunos do campus sob a coordenação do professor Gilberto Laske.
Este projeto se reveste de grande importância para a comunidade e para os alunos do campus, uma vez que a comunidade se beneficiará de um serviço importante e obrigatório para os cidadãos que auferiram renda acima da faixa de isenção, de outro lado, os alunos terão a oportunidade de desenvolver um projeto social aplicando seus conhecimentos em prol da comunidade e ao mesmo tempo desenvolvendo os conhecimentos e habilidades necessárias para a elaboração da declaração de ajuste anual.
Para participar do projeto é necessário agendar um horário para o atendimento e providenciar os seguintes documentos:
a – Rendimentos
– Comprovante de rendimentos recebidos de p.essoas jurídicas ( informes de rendimentos de salários, pensão, aposentadoria, pró-labore, alugueis, etc.);
– Comprovante de rendimentos recebidos de pessoas físicas (alugueis, RPA serviços prestados, etc.);- Informes de rendimentos de instituições financeiras, enviados pelos bancos.
b – Pagamentos e doações efetuadas
– Recibos de pagamentos de planos de saúde ou seguro saúde (com o CNPJ da empresa emissora);
– Recibos de despesas médicas e odontológicas em geral (com o CNPJ da empresa emissora ou CPF do profissional com indicação do paciente);
– Comprovante de despesas com educação (com o CNPJ da empresa emissora com indicação do aluno);
– Recibos de pagamento de pensão alimentícia judicial;
– Recibos de doações efetuadas;
– GPS (ano todo) e cópia da carteira profissional do empregado doméstico;
– Recibo de pagamento de aluguel de imóveis.
c – Documentos relativos à compra ou venda de bens imóveis, veículos e participações societárias.
d – Comprovante de dívidas e ônus existentes em 31/12/2021;
e – Informações gerais
– Número do título de eleitor;
– Cópia da última declaração e recibo de entrega;
– Endereço residencial e número de telefone; – Profissão atual – Nome do banco, número da agência e da conta bancária para remessa da restituição, se houver.- Documentos dos dependentes e comprovante de rendimentos dos mesmos. Esses documentos poderão sofrer alteração caso a Receita Federal altere as informações necessárias no sistema da declaração ou altere a legislação do imposto de renda.
Maiores dúvidas poderão ser sanadas através do telefone/watsapp: 45 99816 9552.