LGBTFOBIA É TEMA DE ATIVIDADE NO CAMPUS DE CAPANEMA – Campus Capanema

LGBTFOBIA É TEMA DE ATIVIDADE NO CAMPUS DE CAPANEMA

O IFPR – Campus Capanema promoveu na manhã da quarta, dia 08 de junho, uma atividade de sensibilização contra a LGBTfobia na escola voltada aos alunos dos cursos técnicos em Cooperativismo, Agroecologia e Informática. Esta atividade vem sendo esperada desde o dia 17 de maio, dia internacional de combate contra a LGBTfobia.
Atuando desde 2013 nas discussões sobre gênero e sexualidades, a professora de Geografia, Adelaine Ellis Carbonar dos Santos, ministrou uma palestra intitulada “LGBTfobia na escola: precisamos falar disso!”, abordando questões básicas sobre o movimento LGBT+, identidade de gênero, orientação sexual, preconceitos e discriminações contra a população LGBT+ para os alunos dos cursos técnicos. Além disso, a professora também realizou uma formação com os docentes sobre a mesma temática, trazendo as discussões realizadas no livro “Pelo espelho de Alice: homofobia, espaço escolar e prática discursiva docente”, fruto da sua dissertação de mestrado junto a professores do ensino médio de escolas do município de Ponta Grossa, Paraná. “É muito importante que, além de termos este momento de conscientização, sensibilização e conhecimento com os discentes, sempre que possível seja realizado também uma formação com os docentes, pois os mesmos atuarão em sala de aula e poderão enfrentar situações cotidianas de preconceito e discriminação”, ressalta a professora.
Em alusão ao dia 17 de maio, também foram realizados murais temáticos que ficaram expostos e da produção de textos junto ao projeto “Análise de fontes no ensino de História do Brasil”. A professora Juliana destaca que “A atividade convidou os estudantes a refletir historicamente sobre as pautas ligadas à educação, políticas públicas, arte, cultura e protagonismo. Por meio das produções, os estudantes concorrem a uma vaga para a final da 14º Olimpíada Nacional de História, que ocorrerá em Campinas.
A atividade ainda contou com a participação de alunos do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) realizando apresentações artísticas, além de um cine debate do curta metragem “Território de mim” que conta a história de pessoas LGBT+ que sofreram violência e de seu processo de superação desta. Para a professora de Biologia, Sara Regina Sampaio e para o professor de Matemática, Gabriel dos Santos e Silva, o cine debate visou trazer aos estudantes a reflexão sobre como esta violência se apresenta nos diferentes contextos da sociedade.