Novamente nas semifinais das Olimpíadas de História! – Campus Capanema

Novamente nas semifinais das Olimpíadas de História!

Nesta semana as equipes finalizaram a última fase online e aguardam os resultados para a grande final, que ocorrerá em Campinas. Os próximos resultados sairão no dia 16 de junho e, com 8 equipes nas semifinais, o IFPR campus Capanema aguarda ansioso.

Durante a prova os estudantes fazem leituras e análises de diferentes fontes e tipos de documentos (escritos, iconográficos, materiais, imateriais) capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram. Por isso, os ganhos para estudantes e professores ocorrem tanto na perspectiva formativa, com o aprimoramento de métodos de pesquisa e construção do conhecimento histórico, quanto na perspectiva social, pelo trabalho em equipe e interação entre estudantes e professores.

Na 14º Edição da Olimpíada abordou como tema central o papel social da mulher na história do Brasil, às relações de gênero e à violência de gênero, aos preconceitos enfrentados pelas mulheres no processo de educação ou no ambiente de trabalho e às lutas e conquistas das mulheres por meio da organização, de seus movimentos e da concretização dessas conquistas na forma de lei.

A professora Juliana, destaca que “o exito projeto deve-se ao trabalho de orientação coletiva promovida entre os campi Astorga (Lívia Lara da Cruz), Curitiba (professores Denilson Schena e Thiago Divardim), e a professora da rede municipal de Curitiba Andressa Garcia. Juntos somos responsáveis por 15 das 36 equipes do estado do Paraná que competem nessa fase. O trabalho de discutir em conjunto com as/os estudantes, as provas e as tarefas da competição tem trazido para todos os campis ótimos resultados.