ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARTICIPAM DO VI SICCAP – Campus Capanema

ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARTICIPAM DO VI SICCAP

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2022, ocorreu o VI Seminário de Iniciação Científica de Capanema (SICCAP) no Instituto Federal do Paraná. Estudantes de cursos técnicos e superiores e os docentes foram convidados a apresentar seus projetos de pesquisa e extensão em formato de banner e de comunicação oral.

Os estudantes e docentes da Matemática também participaram, com a apresentação de 19 banners e 13 comunicações orais. Dentre as apresentações, encontram-se resultados de atividades feitas em diversas disciplinas do curso, como Estágio Supervisionado com Ênfase no Ensino Fundamental II, Laboratório de Matemática, História da Matemática, Tecnologias no Ensino de Matemática, Oficina Integradora de Ensino e Aprendizagem I, Algoritmos e Programação e Matemática Financeira. Além disso, foram apresentados os projetos dos professores Gabriel dos Santos e Silva, Amanda Ferreira de Lima, Claudia Candido da Silva, Karla Aparecida Lovis e Luciano Edison da Silva, desenvolvidos no IFPR.

A estudante do 3º ano do curso, Amanda Tomazoni, afirma que o evento “prepara muito o discente, principalmente do nosso curso que estamos fazendo uma licenciatura. […] Houve perguntas então a gente se sente desafiada a sair da nossa caixinha de pensamento… Saímos da nossa zona de conforto”.

Já a estudante do 4º ano, Leticia Keil, relatou: “fiquei bem ansiosa para a apresentação oral, para o banner, […] mas quando chegou a hora, expliquei como se fosse natural […]. Fui respondendo as perguntas que o primeiro avaliador fez, e explicando minha experiência”.

Nas palavras da professora Amanda Ferreira de Lima, “quando um aluno apresenta seu trabalho em eventos como o SICCAP ele tem a possibilidade de ‘validar’ seu projeto, pois pode receber o feedback de professores e outros participantes do evento. Com isto pode identificar possibilidades para que seu trabalho evolua da melhor maneira. Além disso, participando do SICCAP, os alunos observam os demais trabalhos dos colegas e professores, entrando em contato com outros temas, o que é enriquecedor para sua formação”.

O coordenador do curso de Matemática, Gabriel dos Santos e Silva, considera a “participação dos estudantes muito importante por que têm a oportunidade de comunicar seus trabalhos aos colegas, além de estarem inseridos em um ambiente de pesquisa e extensão e de reflexão de suas próprias práticas.

a

O VI SICCAP foi a edição do evento com o maior número de apresentações, de acordo com a coordenadora do evento e diretora de ensino, pesquisa e extensão do campus, Karla Aparecida Lovis. Esperamos que as próximas edições tenham mais participantes (do IFPR e de outras instituições) e que os estudantes possam cada vez mais se inserir na cultura dos eventos científicos e das apresentações de suas produções.

Para ver esta publicação em nosso Facebook clique aqui e no Instagram aqui.

Texto: Karla Aparecida Lovis.
Imagens: Arquivo fotográfico do Campus Capanema – Luana Heinen.