ESTUDANTES DE CAPANEMA RECEBEM MEDALHA DE OURO E REPRESENTARÃO O ESTADO NA FINAL DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS DA TERRA – Campus Capanema

As equipes “Chads do Iguaçu” e “CPI da Geografia” receberam medalhas de ouro na GeoBrasil 2022, o desafio classificou simultaneamente os estudantes para a 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia e para a 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT.

Os estudantes que compõem as equipes – Laôni André Carvalho Cavalheiro Moreira, João Gabriel Toscan, Vinícius Lauri da Cunha, Erica Taiara dos Santos, Matheus Roberto Dapper e Rhayssa Isabele Lucietto Dylbas dos Santos – demonstraram grande capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, conquistando medalhas de ouro na competição.

Para a estudante Rhayssa, que participa da prova pelo segundo ano consecutivo “participar da GeoBrasil22 é muito gratificante receber essa medalha e poder ter mais conexão com a disciplina. Nunca vamos esquecer de como o debate, a pesquisa e análise são importantes, principalmente para utilizarmos em outras áreas.”

As provas foram divididas em duas fases: primeira fase de 8 a 15 de agosto e a segunda fase de 22 a 26 de agosto. Os resultados foram divulgados pela Unifal, universidade organizadora, no dia 12 de setembro. A etapa final, será presencial dos dias 24 à 27 de novembro.

O estudante Laôni Moreira, que está classificado para a etapa final, avalia positivamente a participação na prova. “Pude estudar e testar os meus conhecimentos em relação às situações geográficas e suas implicações sociais, econômicas e políticas, esse estudo permitiu visualização de diferentes situações na realidade local, além de dar suporte para a realização de diversos vestibulares”.

Para a professora Juliana Valentini, orientadora das equipes, participar de competições como essa exige um duplo desafio para professores e alunos. “Primeiro, é necessário dedicação, horas de pesquisas, leituras, orientações e debates durante as provas, ou seja, disciplina para o estudo é o caminho para conquistar os resultados necessários para chegar até as etapas finais. A partir desse momento se inicia outro desafio, porque para o deslocamento, estadia e alimentação dos estudantes fora do estado é preciso um orçamento que, devido ao baixo investimento federal, a instituição nem sempre consegue arcar. Iniciamos uma peregrinação em busca de doações em instituições públicas e privadas, bem como da comunidade em geral. Estamos há um mês da etapa nacional e os estudantes arrecadaram apenas 32% do valor necessário para participarem da prova, o que compromete a realização da viagem.”

Para mais informações e/ou doações entrar em contato com o representante da equipe Laôni André Carvalho Cavalheiro Moreira (46) 9907-4077.

Texto e imagens: Juliana Valentini.