ESTUDANTES DO IFPR CAMPUS CAPANEMA SÃO MEDALHISTAS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA – Campus Capanema

Os estudantes, João Gabriel Toscan, Laôni André Carvalho Cavalheiro Moreira e Vinicius Lauri da Cunha do Curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Paraná – IFPR campus de Capanema participaram entre os dias 25 e 27 da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra.

A competição foi realizada de forma presencial no Instituto de Geociências da UNICAMP em Campinas – SP e contou com a participação de mais de 200 estudantes de escolas públicas e privadas do país.

As provas finais foram teóricas e práticas envolvendo Cartografia, conhecimentos Geográficos e de Ciências da Terra, foram realizadas individualmente pelos integrantes da equipe.

Para os estudantes a viagem proporcionou uma experiência muito gratificante, como indica o estudante Laôni Moreira, “participar desse evento agregou muito  à minha vida acadêmica. Pudemos observar o funcionamento da Unicamp no dia a dia; conversamos com alunos e professores, que nos deram uma visão sobre o local”.

O estudante Vinicius da Cunha, que realizou a prova avalia que a experiência de participar da prova e retornar com medalha de Prata na Olimpíada de Geografia e Bronze na prova de Ciências da Terra: “é gratificante poder participar de uma competição que teste nosso conhecimento,  tanto na parte teórica como em provas práticas,  pois nos trás a noção dos desafios que profissionais nas áreas de geografia e ciências da terra enfrentam em seu dia a dia”.

João Gabriel Toscan, que obteve Ouro na prova de Geografia e Prata na prova de Ciências da Terra, avalia que experiências como essa são imprescindíveis para uma formação integral do estudante e registra que “sair da instituição de ensino e da região em que vive para conhecer a realidade diária de outras pessoas e estudantes contribui muito para o crescimento pessoal, e espero que muitos outros estudantes do IF também tenham essa experiência”.

Parabenizamos os estudantes pelo empenho na realização de todas as etapas da prova!

Texto: Juliana Valentini – Professora de História IFPR Campus Capanema.
Fotos: Acervo do Campus.