VISITA DE ESTUDANTES AO SHOW RURAL COOPAVEL 2023 – Campus Capanema

VISITA DE ESTUDANTES AO SHOW RURAL COOPAVEL 2023

No dia 08 de fevereiro, alunos do Campus Capanema visitaram o Show Rural. Os alunos do Curso Técnico em Cooperativismo, coordenados pelo professor Jaci Poli, foram direcionados a visitar as cooperativas e agroindústrias familiares. Outro grupo de alunos, do Curso Técnico em Informática, coordenados pela professora Elize Bertella e o professor Rogério Pereira dos Santos, visitaram o Espaço Digital e os alunos do curso de Agroecologia, coordenados pela professora Claudia Candido da Silva e o professor Fábio Zanella, priorizaram a apreciação da área de máquinas e implementos agrícolas, a de Agroecologia, bem como a área de exposição animal.

Prestigiar eventos como esse é de grande valia não apenas para os produtores e entidades envolvidas, mas para o público em geral, que tem, nesses dias, a materialização de atualidades tecnológicas e tendências do Mundo Agro, bem como, uma oportunidade de conhecer ainda mais sobre o que são as cooperativas e sua importância no densenvolvimento socioeconômico e ambiental.

Logo, proporcionar a visitação dos alunos e alunas do IFPR Capanema, cujo cursos técnicos se cruzam com o tema do evento é muito relevante, conforme relata Maria Eduarda Rodrigues Costa, aluna do 4º ano de Informática “para mim, o Show Rural é uma experiência única, com uma importância gigantesca para a formação dos alunos da nossa região. Com esse evento podemos apreciar e buscar entender o agronegócio, o qual move a economia do nosso estado. Pude notar e aprender durante o evento, o quanto a tecnologia tem influenciado na vida das grandes e pequenas famílias que vivem desse lado da economia brasileira, e como a tecnologia tem facilitado a vida dessas mesmas famílias, mostrando que podemos utilizá-la a favor do desenvolvimento social, aumentando a qualidade de vida da população que vive no meio rural, e no desenvolvimento econômico.”.

Nesse mesmo sentido, Eduarda Carvalho Back, aluna do 4º ano do curso Técnico em Cooperativismo, reforça que “a participação de estudantes neste local contribui com o aprendizado e traz experiência, é ver os estudos na prática, ao prestigiar o evento tendo resultados de pesquisa que auxiliam os produtores como linhas de crédito para financiamento como o desenvolvimento de novas biotecnologias para aprimoramento da produtividade.”.

De acordo com o site do evento, o Show Rural “há 34 anos é um dos maiores eventos do mundo em diversificação agrícola. Com o proposito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, tornando a produção de alimentos no mundo cada vez mais sustentável e com responsabilidade socioambiental.”.

O Show Rural deste ano, aconteceu nos dias 06 a 10 de fevereiro, sendo a 35ª edição do evento, que segue sendo idealizado e organizado pela Coopavel, desde 1989.

Disponível em: https://www.idrparana.pr.gov.br/sites/iapar/arquivos_restritos/files/imagem/2023-01/capa_0.jpg

Confira mais fotos em nosso Facebook e Instagram.

Texto e imagens: CODICAP.