VISITA TÉCNICA AO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU-BRASIL (PTI-BR) – Campus Capanema

VISITA TÉCNICA AO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU-BRASIL (PTI-BR)

Uma experiência inovadora!

No dia 30 de junho, as turmas do 3º e 4º ano do curso técnico de Informática do Campus Capanema, acompanhadas pelo coordenador de curso, professor Rogério e professores Gilberto e Luiz, juntamente com a Técnica Marinez, tiveram a oportunidade incrível de realizar uma visita técnica ao renomado Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, localizado em Foz do Iguaçu, Paraná. Foi um dia repleto de aprendizado, interação e descobertas no campo da inovação tecnológica.

O PTI-BR é reconhecido como um ecossistema de inovação que promove a integração entre instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, com o objetivo de desenvolver soluções para a sociedade. Durante a visita, nossa equipe e alunos puderam vivenciar de perto a atmosfera inspiradora desse ambiente e explorar diversas áreas temáticas.

O dia começou com uma recepção calorosa por parte da equipe do PTI-BR, que nos apresentou a história e a missão do parque. Em seguida, fomos conduzidos a um tour pelas instalações, onde tivemos a oportunidade de conhecer laboratórios avançados, centros de estudos e projetos inovadores.

Um dos pontos altos da visita foi a imersão no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. Nossa equipe e alunos puderam observar de perto as tecnologias utilizadas na criação de uma cidade inteligente e sustentável, que busca soluções para questões urbanas e ambientais. Foi fascinante ver como a inovação e a tecnologia podem transformar a maneira como vivemos e interagimos com o ambiente ao nosso redor.

Além disso, tivemos a oportunidade de visitar o Data Center Tércio Pacitti, um centro de processamento de dados de última geração. Lá, pudemos aprender sobre a importância da segurança digital e como as informações são armazenadas e protegidas em um ambiente tão sofisticado.

Durante a visita, também conhecemos o Centro de Estudos Avançados em Proteção de Estruturas Estratégicas, onde nossa equipe e alunos foram introduzidos a pesquisas e tecnologias voltadas para a segurança de estruturas importantes para o país.

Essa visita técnica despertou em nossos alunos um espírito empreendedor e uma maior compreensão sobre o papel da tecnologia na sociedade moderna. Eles puderam ver como a inovação e a colaboração entre diferentes setores podem gerar soluções que impactam positivamente a vida das pessoas.

Agradecemos imensamente ao Parque Tecnológico Itaipu-Brasil, em especial a servidora Lara Carneiro Rezende Lima, por nos receber e proporcionar essa visita enriquecedora. Essa experiência certamente ficará marcada na trajetória acadêmica dos nossos alunos, incentivando-os a buscar conhecimento e se tornarem profissionais preparados para os desafios do mundo tecnológico.

Confira abaixo e em nosso Facebook e Instagram algumas fotos que capturaram os momentos memoráveis:

Amplie as imagens clicando nelas.

Texto e imagens: Rogério Pereira dos Santos.