COTAS DE INCLUSÃO NO PROCESSO SELETIVO 2023/2024 – Campus Capanema

COTAS DE INCLUSÃO NO PROCESSO SELETIVO 2023/2024

A Lei 12.771, de 2012, garante que no mínimo 50% das vagas de universidades e institutos federais seja reservada para ex-alunos da rede pública. Sendo o Ensino Fundamental para aqueles que entrarão no Ensino Médio Técnico e o Ensino Médio para a Graduação. Deste total, 50% devem ser destinadas a estudantes de baixa renda e uma quantia proporcional à população de cada Estado a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Neste processo seletivo, como ocorreu em anos anteriores, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à inclusão social.

Nos Editais nº 56, de Cursos de Graduação, e nº 57, de Cursos Técnicos de Nível Médio, você pode encontrar no item nº 4 o detalhamento das cotas e informações relacionadas. Além disso, você também pode verificar o quadro de vagas destinadas a inclusão no “Anexo III – Distribuição de Vagas Gerais e Vagas Reservadas de Cotas de Inclusão”.

Confira abaixo sobre os critérios para as cotas

Caso você for canditado a cursos de graduação, em “Ensino Fundamental” considere “Ensino Médio”.

• C1: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo (R$ 1.980,00) per capita e que tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C2: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo (R$ 1.980,00) per capita e que tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C3: Vagas reservadas para candidatos com deficiência, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo (R$ 1.980,00) per capita e que tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C4: Vagas reservadas para candidatos, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo (R$ 1.980,00) per capita e que tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C5: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com deficiência que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C6: Vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C7: Vagas reservadas para candidatos com deficiência que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C8: Vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda familiar, tenham cursado integralmente, em escola pública, o Ensino Fundamental.
  • C9: 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos
  • C10: 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas.
  • C11: 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.

20% (vinte por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas à ampla concorrência.

Verifique os critérios, escolha um dos cursos abaixo e inscreva-se! #SeuLugarÉAqui

Texto e ilustrações: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.