VISITA TÉCNICA DE DISCENTES À COTRIGUAÇU – Campus Capanema

VISITA TÉCNICA DE DISCENTES À COTRIGUAÇU

No último dia 08 de julho, alunos do terceiro e quarto anos do curso Técnico em Cooperativismo do IFPR, Campus Capanema, com a supervisão do professor de Administração Gilberto Laske realizaram uma visita à unidade de Câmara Frigorífica da COTRIGUAÇU, situada no município de Cascavel – PR. A COTRIGUAÇU – Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda. formada pela união de 4 Cooperativas do Oeste do Paraná – COPAVEL, C.VALE, COPACOL E LAR atuando nos ramos portuário, moinho de trigo, Câmara Frigorífica e Armazéns graneleiros.

A câmara Frigorífica, com capacidade para armazenamento de 10.000 toneladas de produtos congelados, recebe produtos das Cooperativas afiliadas, armazena de acordo com as normas legais e efetua o despachos desses produtos tanto para o mercado interno como externo. A logística desses produtos é realizada através das modais rodoviária, ferroviária e nos produtos para exportação para outros continentes ainda utiliza a modal marítima.

A visita teve o objetivo de propiciar aos alunos conhecerem na prática sistemas multimodais de transporte, bem como os sistemas de armazenamento, movimentação e estocagem de mercadorias. Foi possível visualizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e sua aplicabilidade prática, uma vez que vários dos conceitos logísticos são efetivamente aplicados na COTRIGUAÇU. Os participantes receberam uma análise dos desafios e oportunidades da logística para os próximos anos.

Na visita os alunos receberam uma palestra inicial onde foram repassadas informações sobre o terminal ferroviário, a câmara frigorífica, a movimentação de mercadorias, as capacidades de armazenagem e sobre toda a estrutura da COTRIGUAÇU. Após isso, os alunos foram convidados a conhecerem a estrutura da unidade que é composta por câmara frigorífica, onde ficam armazenados os produtos que necessitam resfriamento, pátio de contêineres, pátio rodoviário e desvio ferroviário. Foi conhecido o processo de recebimento, descarga, e armazenamento dos contêineres.

Visitas técnicas contribuem diretamente para o aprendizado dos alunos, conforme relatou a aluna Vitória Mariane Machri do terceiro ano do curso Técnico em Cooperativismo: “Gostei muito da visita, é um prazer poder usufruir dessas oportunidades e sem dúvidas, essas visitas técnicas são de extrema importância para nós alunos, para adquirirmos conhecimento na área, contribuindo para nossa formação e até mesmo o nosso futuro no mercado de trabalho”. Já o aluno Marcos Danton Seibel, do quarto ano do curso Técnico em Cooperativismo ressaltou sobre a questão estrutural da modal de transporte ferroviária: “Achei bem interessante a questão da logística na COTRIGUAÇU e a dificuldade enfrentada no transporte ferroviário, com a falta de investimentos, mesmo depois de tanto tempo da construção da ferrovia”.

Texto e imagens: Gilberto Laske.