PARTICIPAÇÃO NA XVIII FESTA REGIONAL DAS SEMENTES – Campus Capanema

Notícias

PARTICIPAÇÃO NA XVIII FESTA REGIONAL DAS SEMENTES

Publicado em

Copiado!

No dia 11 de julho de 2023, aconteceu, no município de Pérola d’Oeste/Pr, a XVIII Festa Regional das Sementes. O evento começou com o café compartilhado demonstrando a solidariedade e a fartura de alimentos, seguiu com atividades culturais, palestra sobre sementes e biodiversidade e culminou com a Benção e a Partilha das Sementes.

A diversidade de sementes, reunida por instituições de pesquisa e famílias agricultoras, revela o resultado da soma de conhecimentos para garantir acesso às sementes, para então cultivarmos espécies botânicas imprescindíveis à nutrição das populações humana e animais domésticos.

Indo ao encontro do pensamento do desenvolvimento sustentável a partir da Agroecologia e Agricultura Familiar, o IFPR se fez presente na Festa Regional das Sementes, partilhando sementes de várias espécies de plantas úteis, oriundas de sementes já recebidas de organizações amigas e que multiplicadas em suas áreas demonstrativas puderam ser novamente compartilhadas. No decorrer dos últimos 3 anos o IFPR recebeu sementes de espécies de plantas que foram e serão cultivadas para gerar aprendizagem, logo nosso imenso agradecimento.

Neste ano, as culturas levadas pelo IFPR Campus Capanema foram das seguintes espécies:

  • Crotalária Spectabilis;
  • Ervilhaca;
  • Feijão-de-Porco;
  • Tremoço Branco;
  • Lab Lab Forrageiro;
  • BRS Capiaçu Capim Elefante; e
  • BRS Kurumi Capim Elefante Anão.

Concebendo as agriculturas de base ecológica como a “Arte de Colher o Sol” ao compartilhamos as sementes conseguimos e conseguiremos dar continuidade ao processo que nos conduz a uma vida com qualidade, sustentabilidade e solidariedade.

Clique nas imagens para ampliá-las.

Texto e imagens: Antonio Carlos Picinatto.

Topo