PARTICIPAÇÃO NA XVI CIAEM EM LIMA, NO PERU – Campus Capanema

PARTICIPAÇÃO NA XVI CIAEM EM LIMA, NO PERU

Nos dias 30 de julho a 4 de agosto aconteceu a XVI CIAEM – Conferência Interamericana de Educação Matemática, na cidade de Lima, no Peru. E o Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema participou do evento com a apresentação do artigo: “O estágio supervisionado e a formação inicial de professores: a construção do ‘ser docente’”, de autoria das alunas do curso de Licenciatura em Matemática, da turma de 2019: Ani Witt, Bibiana Canton, Joice Carpenedo, Letícia Keil e Luana Kramer, com a orientação dos professores Karla Aparecida Lovis e Gabriel dos Santos e Silva.

Durante a realização do evento, os participantes tiveram contato com pesquisadores de diferentes países e puderam compartilhar conhecimentos e experiências acadêmicas. Conforme relata a professora Karla “O evento foi muito esperado por todos nós. O trabalho apresentado foi fruto de um trabalho coletivo, desenvolvido durante a realização dos estágios supervisionados. Participar de um evento internacional foi muito importante para a formação das acadêmicas, bem como para a minha formação, uma vez que tive oportunidade de trocar experiências acadêmicas com pesquisadores de diferentes países. Com isso, destaco a importância e a qualidade do curso de Licenciatura em Matemática do campus Capanema para a formação de docentes.”.

Clique na imagem para ampliá-la.

Para Ani, uma das alunas, “Apresentar uma comunicação científica em um evento internacional agregou grandemente em nossa trajetória acadêmica e profissional. Durante a comunicação tivemos contato com Dario Fiorentini, uma grande referência brasileira na área da Educação Matemática, e nessa oportunidade, dialogamos sobre a importância da realização dos estágios na formação de professores. Ainda, o evento como um todo nos trouxe uma vasta troca de experiências acadêmicas e socioculturais. Conhecer outro país era um sonho, apresentar um trabalho pela Licenciatura em Matemática em evento internacional era outro, e pude realizar os dois ao mesmo tempo.”.

Ressaltando o impacto pessoal positivo na vida das estudantes com a elaboração do trabalho e sua posterior apresentação no evento internacional, o professor Gabriel aponta que “A formação de professores de matemática é um processo complexo e que requer atenção a diferentes fatores. No IFPR, as alunas puderam vivenciar o ensino, a pesquisa e a extensão em diferentes âmbitos. Em complemento a isso, no XVI CIAEM, as estudantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências com professores de diferentes estados brasileiros e de diferentes países do continente americano. Conhecer as pesquisas, as dificuldades do ensino de matemática em outros países e poder apresentar as experiências vividas no estágio foi um momento de grande importância para a formação dessas futuras professoras.”.

De acordo com Joice, outra discente, “Participar do CIAEM foi sensacional, tanto por estar em um país diferente e vivenciar sua cultura, quanto por estar convivendo com importantes nomes da Educação Matemática.”, algo que reforça a importância das oportunidades proporcionadas pelo IFPR.

Aproveitamos para agradecer as Instituições que oportunizaram a participação no evento: Instituto Federal do Paraná, Universidade Federal do Paraná, Sicredi, Coagro, ACEC, Prefeitura Municipal de Capanema e Secretaria Municipal de Educação de Capanema.

Texto e imagens: Karla Aparecida Lovis.