EPISÓDIO 4 DO PODGEO IFPR DISPONÍVEL – Campus Capanema

Notícias

EPISÓDIO 4 DO PODGEO IFPR DISPONÍVEL

Publicado em

Copiado!

O estudo da geopolítica em seus diversos níveis tem como objetivo a análise, discussão e compreensão das relações humanas a partir das relações de poder.

O objetivo a partir dessas discussões e apontamentos das possíveis causas/efeitos dos processos geopolíticos globais, que são construídos no decorrer da produção dos capítulos do podcast de forma coletiva, é em sua essência, de que os indivíduos, seja ele participante, colaborador ou ouvinte, passe a refletir, questionar e problematizar sobre o seu papel nessas relações.

Neste 4º Episódio contextualizaremos o histórico de criação do IFPR, Campus Capanema e as características de cada curso. Nesta 1ª parte os entrevistados são o professor Jaci Poli, professor de História e coordenador do curso de Cooperativismo e o professor Marcos Schimitt, professor de informática.

Você pode ouvir o Episódio 4 clicando no botão de “play” abaixo ou diretamente no Spotify.

Bom aprendizado a todos!

Para continuar construindo seu saber geográfico e conhecer mais sobre a criação do Instituto Federal Campus Capanema, além de seguir o PodGeo IFPR no Spotify, você pode acompanhá-lo também no Instagram (@podgeo.capanema), assim, estará por dentro sempre que um novo episódio ir ao ar!

Ouça os episódios anteriores

O PodGeo IFPR abordou, como tema inicial, em seu Episódio 1, temas da geopolítica clássica com Rudolf Kjellén, além de contextualizar temas da geopolítica contemporânea.

No Episódio 2, foram exploradas a matriz energética e as várias maneiras de gerar energia, incluindo combustíveis fósseis, energia hidroelétrica e nuclear. Também foi discutido a transição para uma matriz de energia sustentável.

Inspirados pelos conflitos globais atuais, no Episódio 3, trataram sobre os acontecimentos da invasão russa na Ucrânia, explorando os eventos históricos que levaram a esse conflito e suas consequências na esfera geopolítica.


Texto e ilustração: Luiz Carlos da Silva.

Topo