4º DIA DE JOGOS, ENCONTRO DE EGRESSOS E OUTRAS ATIVIDADES DO SÁBADO LETIVO – Campus Capanema

4º DIA DE JOGOS, ENCONTRO DE EGRESSOS E OUTRAS ATIVIDADES DO SÁBADO LETIVO

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

No último sábado, dia 23/09, aconteceu no Campus Capanema o 4° Dia de Jogos do IFPR. Esse evento é organizado pelos alunos do componente de Educação Física II, sob a orientação da professora Elize Bertella, nesta edição envolveu as turmas de 2° ano dos cursos de Agroecologia, Cooperativismo e 2° e 4° anos de Informática.

O conteúdo de organização de eventos esportivos faz parte da ementa do componente e tem por objetivo, oportunizar aos estudantes o trabalho em equipe, maior aproximação com a modalidade escolhida e a experiência de elaborar e organizar um evento que é aberto à comunidade.  O processo de organização iniciou-se no 1° trimestre ainda com a construção das propostas e regulamentos, depois todo o processo de divulgação e organização no segundo trimestre e por fim no 3° trimestre a realização. Esse é um trabalho que demanda tempo e bastante dedicação dos estudantes, por isso perpassa os trimestres e também é correlacionado  aos demais conteúdos. Este ano o evento contou com 13 modalidades: touro mecânico, futebol de sabão, tênis de mesa, espirobol, desafio gol de ouro, vôlei de areia, vôlei de quadra, stop, bets, salto em distância, cabo de guerra, campeonato de embaixadinha e uno.

Além dos Jogos tivemos também as cerimônias de reconhecimento acadêmico e esportivo com a entrega de certificados e medalhas para os estudantes que representaram o campus nos 69° Jogos Escolares do Paraná, se destacaram em suas turmas no 2° trimestre e/ou que foram premiados no VII SICCAP.

Nos 69° JEPS, o Campus foi representado por uma delegação de 86 estudantes do ensino médio o que representa 37% do total, estiveram envolvidos diretamente 7 servidores e 2 estudantes da comissão esportiva que atuaram como auxiliares técnicos, para a Professora Elize “reconhecer as conquistas é motivar para que continuem dedicando-se, e também motive novos estudantes à prática esportiva, para além dos títulos alcançados são as oportunidades e o crescimento de cada atleta nesse processo”.

Os certificados de Estudante Notório do 2º trimestre de 2023 foram entregues para os alunos(as) e seus familiares presentes. Foi um momento de reconhecimento e valorização dos esforços e da dedicação daqueles que, no decorrer do trimestre letivo, aproveitaram as oportunidades para ampliar seus conhecimentos e suas participações nas atividades desenvolvidas no Campus.

Com a finalidade de divulgar e apreciar outras atividades também desenvolvidas no campus, foi realizada a entrega dos certificados aos trabalhos premiados do VII SICCAP (Seminário de Iniciação Científica de Capanema), que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto de 2023 e contou com a participação de estudantes, técnicos, docentes e comunidade externa, com a finalidade de socializar as pesquisas desenvolvidas por estudantes e demais servidores, vinculadas a projetos de iniciação científica e demais atividades no âmbito educacional (trabalhos das diversas disciplinas, de projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação). No decorrer dos dois dias do evento foram apresentados 63 trabalhos, sendo 7 apresentações de trabalhos prático demonstrativos e 56 apresentações orais. Destes, receberam certificados, os dois primeiros colocados dos práticos demonstrativos e os cinco primeiros colocados das apresentações orais. Tanto a realização do SICCAP, quanto o processo de entrega dos certificados, tem como finalidade fortalecer a participação da comunidade escolar no processo formativo, bem como divulgar todo o trabalho que é desenvolvido no nosso campus. Neste momento de entrega, com a participação da comunidade escolar, foi possível demonstrar o reconhecimento e valorização destes trabalhos, que representam tantos outros. Você pode conferir a lista dos trabalhos premiados clicando aqui.

Próximo ao intervalo para o almoço, que foi servido pelos estudantes, também aconteceu mais um Encontro de Egressos. O evento contou com a participação de diversos egressos dos cursos do campus, onde eles tiveram a oportunidade de rever seus colegas, revisitar o campus e receber um mimo como lembrança. Após isso, foi realizada uma roda de conversa, momento que alguns egressos expuseram como estão suas vidas acadêmicas e profissionais. Em todos os relatos ficou evidente a importância do IFPR em suas vidas, tanto acadêmica como profissionalmente, uma vez que os conhecimentos adquiridos durante suas trajetórias no IFPR trouxeram um diferencial que os fizeram se destacar em suas atividades.

Segundo nossa bibliotecária Cleoci Schneider, que também colaborou com o desenvolvimento das atividades, “o nosso sábado foi um dia muito produtivo e divertido, nosso objetivo de trazer a comunidade para o IFPR e de oportunizar a confraternização entre estudantes, servidores, familiares e a comunidade em geral, foi alcançado com êxito, esses eventos proporcionam momentos ímpares e ótimas memórias a todos os participantes”.

Você pode conferir mais fotos (e também vídeos) do dia e das atividades realizadas acessando a Pasta de Fotos do 4º Dia de Jogos 2023 e em nossas redes socias Facebook e Instagram.

Agradecemos a participação, apoio e envolvimento de cada estudante e seus familiares, colaboradores e demais envolvidos na realização de mais um Dia de Jogos, marcado também por oportunizar a realização de outros prestigiosos eventos.

Texto e imagens: Comissões Esportiva, do VII SICCAP, do Encontro de Egressos e de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema (CODICAP).