SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2023 – Campus Capanema

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO 2023

Na última semana, entre os dias 16 e 20 de outubro, realizamos, no Campus Capanema, a Semana da Alimentação, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, e ao Dia Nacional da Alimentação na Escola, 21 de outubro.

Foi apresentado mais a respeito do funcionamento do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que está em execução no Campus desde 2020, e que oportuniza aos estudantes gêneros alimentícios saudáveis e de procedência, como frutas frescas e alguns panificáveis, adquiridos da Cooperativa de Agricultura Familiar Integrada de Capanema – COOPAFI, que é responsável por captar os alimentos, armazenar e comercializá-los, principalmente, visando o atendimento de instituições de ensino.

Diariamente, foram divulgados nas redes sociais, Facebook e Instagram, episódios de gravações realizadas com servidores, abordando temas relacionados a alimentação saudável e a valorização e fomento desse estilo de vida junto ao curso Técnico Integrado em Agroecologia, em que a Agroecologia se apresenta como um caminho frente ao desenvolvimento de agroecossistemas sustentáveis.

Você pode assistir à série usando dos links, abaixo, clicáveis:

• Episódio 1: “O que é ter uma alimentação saudável?”;
  • Episódio 2: “Uma alimentação saudável contribui para o aprendizado?”;
  • Episódio 3: “Como funciona, atualmente, a alimentação escolar no IFPR Campus Capanema?”;
  • Episódio 4: “Separação e consumo dos alimentos do PNAE”;
  • Episódio 5: “Agroecologia e alimentação”; e
  • Episódio 6: “Como é o curso Técnico Integrado em Agroecologia?”.
Entrega da cesta de alimentos do Desafio da Semana da Alimentação.

Além disso, foi realizado o Desafio da Semana da Alimentação, que propôs aos estudantes a tarefa de preparar uma receita saudável, para isso, foram disponibilizadas sugestões de receitas nas nossas redes sociais. O(a) discente também deveria postar nos stories do Instagram, mencionando o perfil do Campus, dentro dos dias estipulados, para concorrer a uma cesta de alimentos provenientes da agricultura familiar.

Para a servidora Técnica em Assuntos Educacionais e Presidente da Comissão de Educação Alimentar e Nutricional, do Campus Capanema, Danieli Regina Piotroski Bressan, “promover a semana da alimentação no Campus foi uma oportunidade de aproximar e trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” com os estudantes e servidores. Este é um tema que deve ser trabalhado nas escolas e que tem grande importância na formação dos estudantes, tendo em vista que escolhas alimentares saudáveis devem ser incentivadas deste a infância e em todas as fases da vida. Temos uma comissão para trabalhar este tema no Campus e que tem o objetivo de fazer mais atividades relacionadas ao longo do próximo ano. Finalizamos as atividades com uma palestra sobre escolhas alimentares saudáveis com um grupo de estudantes e professoras da UFFS de Realeza. Agradeço aos servidores e estagiários envolvidos e também a parceria da Cooperativa COOPAFI que colaborou com a cesta de produtos da agricultura familiar.”

Acesse nossas redes sociais @ifpr.capanema, no Instagram, e IFPR – Campus Capanema, no Facebook, para conferir o depoimento da aluna do 4º do curso Técnico Integrado em Cooperativismo, Joana Fuhr, vencedora do sorteio, e mais outras fotografias dos estudantes, durante a palestra e compartilhando dos alimentos nos momentos de intervalo.

Texto e imagens: Comissão de Educação Alimentar e Nutricional, do Campus Capanema.