VISITA DO REITOR AO CAMPUS – Campus Capanema

VISITA DO REITOR AO CAMPUS

Na última quarta-feira, 20 de março de 2024, o IFPR Campus Capanema recebeu a visita do magnífico Reitor Professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, acompanhado do Chefe de Gabinete Erick Xavier, do Diretor Geral do Campus Colombo Professor Ciro Bächtold e do Diretor Geral do Campus Curitiba Professor Giancarlo de França Aguiar, para diálogos abertos com representantes da comunidade externa local e regional e do Grêmio Estudantil, no período da manhã, e com os(as) servidores(as), pela tarde.

No primeiro momento, após recepção dos participantes, a Diretora Geral do Campus Capanema, Professora Silvana Lazzarotto Schmitt, deu abertura a roda de conversa contextualizando o cenário atual do campus em relação ao quadro de servidores e alunos, sobre como tem sido o início do ano letivo de 2024 e perpectivas para seu decorrer. Na sequência, o Reitor Adriano comentou acerca dos andamentos da Administração e Ensino em vista a recente posse de sua direção frente a Rede do IFPR; trouxe à tona o anúncio efetuado pelo Governo Federal no dia 12 de março, a respeito da expansão dos Institutos Federais, que contemplará 05 novas unidades no Paraná e investirá R$ 1,4 bilhão para consolidação das unidades nacionais já existentes; e ressaltou sobre o impacto positivo do Campus Capanema na microrregião.

Os(as) representantes das entidades presentes foram convidados a se manifestarem a respeito de suas demandas e indagações sobre o IFPR, bem como, sobre a proposição de estratégias para melhor articularmos as ações do campus e cumprir com a missão de promover a educação profissional, científica e tecnológica, pública, gratuita e de excelência. Foram apontadas considerações a respeito da necessidade de investir no acesso e permanência dos estudantes na instituição, por exemplo: através da ampliação da infraestrutura, com a construção de um refeitório e vestiários; na estrada de acesso ao campus, visto que, por não ter cobertura asfáltica, em dias de chuva fica alagada e escorregadia por causa do barro e, quando com sol, com diversas pedras soltas e buracos em sua extensão, além da necessidade de melhorar a iluminação pública no trajeto; e a possibilidade da criação de uma rota circular de transporte intermunicipal, numa ação conjunta das prefeituras, para oportunizar e facilitar o translado de alunos(as) que moram nas cidades vizinhas de Capanema, uma vez que, atualmente, os estudantes dependem de transporte próprio ou em vans privadas, por vezes se tornando inviável para a família. Além disso, esse mesmo transporte, também poderia ser utilizado por trabalhadores(as), o que contribuiria significativamente para todos(a), afinal, isso também refletiria na economia, garantindo novas vagas de emprego e a locomoção para mais pessoas.

No período da tarde, o Reitor Adriano reuniu-se com docentes, técnicos(as), estagiários(as) e funcionários(as) terceirizados(as) do Campus Capanema para dialogar sobre questões específicas da organização das atividades do campus. Na ocasião, Adriano fez um panorama da instituição e também abordou algumas questões organizacionais do IFPR, bem como algumas melhorias e mudanças que precisam ser realizadas para que a instituição possa avançar no cumprimento de sua missão e finalidades. Os servidores fizeram questionamentos e sugestões sobre os desafios da oferta de educação em um campus do interior, reiterando a importância deste momento, inclusive que o mesmo possa acontecer em outras datas, aproximando Reitoria e os campi. As proposições foram muito bem recebidas por Adriano, que também esclareceu dúvidas. Ao final da conversa, todos se reuniram para um café colaborativo. O encontro foi um momento muito produtivo de levantamento de demandas e sugestões, marcado pelo compromisso com a melhoria da oferta de educação profissional tecnológica pública, gratuita e de qualidade no Campus Capanema.

Confira mais fotos e vídeos em nosso Facebook e Instagram.

Texto e fotografias: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema (CODICAP).