PARTICIPAÇÃO NO PROJETO HACKATHON MERCOSUL 2024 – Campus Capanema

PARTICIPAÇÃO NO PROJETO HACKATHON MERCOSUL 2024

Os estudantes do IFPR Campus Capanema, João Pedro Elger e João Paulo Elger; do Campus Avançado Barracão, Pedro Lazzarin; e do Campus Foz do Iguaçu, Davyd Viana e Otávio Santos, estão participando, na última segunda e terça-feira, do Projeto Hackathon Mercosul, na capital Paraguaia, Assunção (Asunción).

Junto deles, estão também outros estudantes brasileiros, paraguaios, argentinos e uruguaios, divididos em 04 grupos de 10 alunos cada, com o objetivo de, a partir do trabalho em equipe, desenvolverem um sistema de internet que permita publicar e compartilhar dados energéticos e valores ambientais de instituições de ensino da região.

Este Hackathon faz parte do Projeto de Capacitação em Criatividade, Inovação e Prototipagem do Mercosul – Hackathon Mercosul, uma iniciativa impulsionada pela Comissão de Área de Educação Tecnológica do Mercosul Educacional, que tem por finalidade potencializar e enriquecer o nível de ensino no âmbito da Educação Técnico-Profissional da região, oferecendo uma proposta de capacitação e certificação para professores/as e estudantes de escolas secundárias/médias desta modalidade.

Hackathons são eventos que incentivam o trabalho cooperativo e estimulam a criatividade dos competidores, potencializando e enriquecendo os processos de ensino e aprendizagem, uma vez que pessoas com diferentes habilidades na área de programação se reúnem em distintos grupos, com o intuito de desenvolverem soluções para problemas em um curto espaço de tempo e, inclusive, essas podem vir a ser financiadas por entidades para prosseguir com seu desenvolvimento e aplicação na sociedade.

Texto e fotografias: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP; e IFPR Internacional.