IFPR MARCA PRESENÇA, SE ENCANTA E ENCANTA NA 22ª FEIRA DO MELADO EM CAPANEMA – Campus Capanema

IFPR MARCA PRESENÇA, SE ENCANTA E ENCANTA NA 22ª FEIRA DO MELADO EM CAPANEMA

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Capanema marcou presença na 22ª Feira do Melado, realizada entre os dias 04 e 08 de setembro no Parque de Exposições de Capanema. O evento, que celebra a cultura e a produção local e regional, atraiu visitantes de diversas regiões, consolidando-se como um importante espaço de valorização dos produtos da agricultura familiar.

Com um espaço dedicado para o IFPR, no Pavilhão da Agroindústria, foi uma oportunidade para a instituição apresentar projetos de pesquisa, extensão e inovação, realizar oficinas interativas e divulgar seus cursos e programas.

Dentre os projetos que foram apresentados ao público visitante, podemos destacar: Matemática para ENEM e Vestibulares, Variedades de Cana-de-açúcar, Formando a Rede de Proteção, Laboratório Interativo de Capanema (LICA), Mar no Interior, Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Cooperativismo (ITESCC), História da Produção  de Melado e Realização da Feira do Melado, Espaço de Línguas, além de diversas atividades relacionadas aos cursos que são ofertados no Campus Capanema.

Em uma série de atividades, estudantes e servidores apresentaram aos visitantes jogos matemáticos lúdicos, desafios de leitura e literatura, performance de robôs de lego e uma maquete de captação da água da chuva. Quem passou pelo estande também teve a oportunidade de levar brindes produzidos no campus, como velas aromáticas, chaveiros da impressora 3D e mudas de cana de açúcar e de plantas medicinais.

A presença na Feira proporcionou ao IFPR a possibilidade de reforçar a identidade da instituição e divulgar a toda a comunidade os cursos ofertados no município de Capanema, sendo, para Ensino Médio, o Técnico Integrado em Agroecologia; Cooperativismo; e Informática, além do curso de Graduação em Licenciatura em Matemática, cursos FIC, e EaD, como Segurança do Trabalho, Vendas, Logística, Meio Ambiente e o inovador programa Mulheres Mil.

A participação do IFPR na 22ª Feira do Melado foi um verdadeiro sucesso. Em sua terceira edição com a presença da instituição, esta se destacou como a mais significativa, proporcionando ao campus um espaço ideal para apresentar suas atividades, ao lado de outros expositores. O evento foi uma excelente oportunidade para socializar as contribuições do IFPR com a comunidade de Capanema e região, destacando o potencial da instituição em colaborar com o desenvolvimento local e regional.

Importante destacar que o sucesso desta atividade só foi possível com o trabalho coletivo de estudantes, servidores e comunidade escolar junto ao Município.

A Feira do Melado, além de promover a cultura local e regional, tem se mostrado uma vitrine para a produção sustentável e o fortalecimento da economia. A participação do IFPR visa, em conjunto com o fomento e compartilhar do conhecimento, também fortalecer os laços com a comunidade, o que reforça seu compromisso com o desenvolvimento social, ambiental e econômico, através da oferta de educação pública, gratuita e de qualidade.

Agradecemos a todos os envolvidos pelo apoio na realização das atividades, bem como, a nossos estimados visitantes, que deram sentido aos esforços empregados. Até 2026!

Confira mais registros em nosso Instagram e Facebook.

Texto e imagens: Comissão de Organização das Atividades para a Feira do Melado 2024.

Organização e edição: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.