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ESTUDANTES DO 4º ANO DO CURSO TÉCNICO EM COOPERATIVISMO DESENVOLVEM PROJETO DE VIABILIDADE FINANCEIRA

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Nessa atividade, os alunos aprenderam sobre viabilidade financeira de um projeto, conhecendo desde os custos unitários dos produtos até a projeção das DRE´s (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Na concepção destes, o trabalho desenvolvido em sala de aula foi instrutivo, desafiador no início, todavia, muito enriquecedor, pois proporcionou uma visão mais clara sobre a saúde financeira de um empreendimento. Quando os alunos aplicaram os conceitos na prática, ficou mais tangível como as ferramentas de gestão são fundamentais para tomada de decisões estratégicas.

A realização dessa atividade é destacada pela aluna Nathali Vitória Masba Rodrigues: “Elaborar um projeto de tamanha importância e disciplina foi um composto de aprendizado com responsabilidade. Estar na frente das decisões de um suposto empreendimento, decidir valores e as somas, foi uma atividade que nos proporcionou muita experiência no período acadêmico”.

Os alunos realizaram o levantamento de todos os dados financeiros de forma clara e sistemática, desde a matéria-prima até o último eletrodoméstico que era necessário para o empreendimento. Posteriormente, tiveram de classificar os gastos em custos fixos e variáveis para estudar a viabilidade do produto e do empreendimento. Entenderam que o ponto de equilíbrio é a quantidade de produtos que a organização precisa vender para pagar todos os seus custos e começar a gerar lucratividade.
De acordo com o aluno Yago Kauã Duarte sobre o cálculo do ponto de equilíbrio: “Determinar o ponto de equilíbrio nos ajudou a entender o volume de vendas necessário para cobrir todos os custos fixos e variáveis, sem gerar lucro nem prejuízo”.

As alunas Mayra Lenhardt Romano e Wellin Eduarda Kommers destacam sobre essa atividade: “Essa atividade foi um tanto quanto desafiadora, pois tivemos que ter muita atenção em cada fórmula realizada, para que o valor final correspondesse com o esperado. Gostamos muito de produzir um espaço comercial, juntamente com um produto, e ver cada processo necessário para essa construção”.

Os alunos realizaram a construção do DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) do Custo Unitário do Produto, do Ponto de Equilíbrio e Anual. Para elaboração desse relatório foi feito o levantamento dos valores gastos com insumos, mão de obra e custos fixos do empreendimento. Aprendendo que a margem de contribuição é resultante da diferença do preço de venda com os custos variáveis (impostos, comissões e matéria-prima). A aluna Anna Laura Postal enfatiza sua percepção sobre essa atividade: “A experiência foi bastante positiva e esclarecedora a respeito dos cálculos necessários para analisar a viabilidade de um negócio”.

De acordo com as alunas: Flavia Alessandra Simon, Gislaine Fátima Caxambú, Ana Júlia Ben, Daniela Aparecida Plucinski, Eloiza Amanda Schaurich, “As DRE ‘S permitem que você veja não apenas se a empresa está lucrando ou não, mas também identifica áreas onde você pode melhorar, como reduzir custos ou aumentar receitas. É uma ferramenta poderosa para quem quer gerenciar bem suas finanças e planejar o futuro do negócio”.

Além dos aspectos citados, a aluna Lauana Vitória Gondaski, ressalta que: “Outro ponto que exploramos a ser destacado é a indispensabilidade de atender às necessidades humanas e construir um ambiente saudável e inclusivo, respeitando os princípios éticos e direitos humanos, como, por exemplo, a criação de um espaço para as crianças, banheiros exclusivos para funcionários, salários justos, contabilização do tempo utilizado para necessidades ou cansaço gradual no cálculo do tempo de produção, etc.”.

Ao final das apresentações, os estudantes prepararam algumas das receitas que seriam comercializadas nos estabelecimentos, a fim de um momento de degustação e confraternização com a turma. Confira mais registros em nosso Instagram e Facebook.

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Texto: Marisa Biali Corá.

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