FORMATURA MULHERES MIL – HORTICULTURA ORGÂNICA – CICLO 1 – Campus Capanema

FORMATURA MULHERES MIL – HORTICULTURA ORGÂNICA – CICLO 1

Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.

O Programa Mulheres Mil é um programa do Governo Federal que tem por objetivo promover a autoestima, empoderamento e geração de renda para mulheres acima de 16 anos.

A iniciativa busca atender mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da oferta de cursos de formação, atuando no sentido de garantir o acesso à educação a essa parcela da população de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Esse Programa é executado com recursos de fomento do Ministério da Educação em parceria com a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos Institutos Federais (IF) e com as secretarias de educação das Redes Estaduais, Distrital e Municipais de Educação Profissional, sendo ofertados gratuitamente em âmbito nacional.

No Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Capanema e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foi  possível a realização do curso de Horticultura Orgânica, com duração de 3 meses, iniciando no dia 20/03/2024 e formando, no dia 02/07/2024, 19 mulheres participantes do programa.

A escolha do curso de Horticultura Orgânica se deu pela realidade do nosso município, onde uma das principais atividades econômicas é a agricultura e a presença da agricultura familiar é significativa. Ao longo dos meses foram realizadas diversas oficinas, fomentando o desenvolvimento social e econômico das alunas, a partir das seguintes temáticas abordadas:

• Tratos culturais sustentáveis, estudos dos solos e produção de fertilizantes orgânicos;
  • Cultivo de hortaliças orgânicas: folhas, raízes e frutos;
  • Plantas medicinais e suas aplicações;
  • Cidadania, Gênero e Direitos da Mulher, Ética e Relações Humanas;
  • Oratória, Expressão Corporal e Verbal;
  • Direitos e Deveres da Trabalhadora;
  • Recomposição de Conteúdos Básicos: Matemática Aplicada e Noções de Educação Financeira;
  • Noções de Biossegurança, Saúde da Mulher, Qualidade de Vida, Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Inclusão Digital voltada para o Exercício da Cidadania;
  • Noções de Empreendedorismo;
  • Cooperativismo e Economia Solidária; e
  • Recomposição de Conteúdos Básicos: Leitura e Produção de Texto aplicados ao curso.

A coordenadora do Programa, professora Carine Dantas, relata: “As mulheres participantes do programa são verdadeiras protagonistas de uma história de empoderamento e sustentabilidade. Testemunhamos seus esforços, dedicação e comprometimento para aprender e aplicar o trabalho desenvolvido neste curso. Nossas mulheres demonstraram uma incrível capacidade de adaptação e aprendizado, além de encontrarem felicidade em cada etapa do seu aprendizado e prática. Além disso, a interação entre elas e suas colegas de curso criaram um ambiente de apoio, onde compartilham não apenas conhecimentos, mas também risadas e momentos de descontração. Para nós foi uma alegria imensa ver nossas alunas do Mulheres Mil absorvendo o conhecimento com tanto entusiasmo. Sentimos uma gratidão profunda e felicidade por fazer parte desse processo. Ver o brilho nos olhos delas ao superarem desafios e alcançarem novos patamares de entendimento é verdadeiramente recompensador. Além disso, isso se torna um lembrete poderoso do impacto transformador da educação e da importância de cultivar um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante”.

Confira mais fotos desse dia em nosso Facebook e Instagram. Você também pode acessar mais registros das aulas e atividades desenvolvidas no perfil de Instagram do Mulheres Mil IFPR (@ifpr_mulheres_mil).

Ressaltamos que o Programa Mulheres Mil não encerra aqui, nos próximos meses serão abertas novas inscrições para o 2º Ciclo do Curso de Horticultora Orgânica, que iniciará em fevereiro de 2025. Fique atenta as atualizações em nosso site, redes sociais e informes do Município, para participar dessa oportunidade transformadora!

Texto e fotografias: Equipe de Coordenação do Curso FIC Mulheres Mil – Horticultura Orgânica – Ciclo 1; e Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.