EDITAIS DE SELEÇÃO DE BOLSAS PIBID PARA PROFESSORES E ESTUDANTES – LICENCIATURA EM MATEMÁTICA – Campus Capanema

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Capanema informa a abertura dos editais nº 148/2024 e nº 149/2024 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Estudantes da Licenciatura em Matemática e docentes concursados da área, na região de Capanema/PR, podem se inscrever no processo seletivo para cadastro de reserva e, caso convocados, receber bolsas para atuarem diretamente em escolas públicas, fortalecendo a formação docente prática e contribuindo com o ensino básico.

Sobre o PIBID

O PIBID é um programa coordenado pela CAPES, que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Com o objetivo de aprimorar a formação de docentes, o programa permite que estudantes de licenciatura tenham uma experiência imersiva e prática no cotidiano das escolas de Educação Básica, supervisionados por professores atuantes e com experiência. Este projeto visa preparar futuros professores, reforçando o vínculo entre teoria e prática em um contexto real de ensino.

Vagas e Bolsas

As vagas ofertadas pelo PIBID para a Licenciatura em Matemática incluem duas modalidades principais:

• Edital nº 148/2024: voltado à seleção de professores supervisores das escolas parceiras. Os docentes atuarão como coformadores dos licenciandos, orientando atividades práticas e pedagógicas. Cada professor supervisor selecionado poderá receber uma bolsa mensal de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) durante o período de vigência do projeto, de até 24 meses.
  • Edital nº 149/2024: voltado aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática para cadastro de reserva como bolsistas de iniciação à docência. Os discentes selecionados poderão receber uma bolsa mensal de R$ 700,00 (setecentos reais), com o compromisso de dedicar ao menos 10 horas semanais às atividades do programa.

Ambos os editais têm vigência de até 24 meses e os classificados farão parte de um cadastro de reserva, podendo ser convocados conforme a disponibilidade de bolsas concedidas pela CAPES.

Processo de Inscrição

As inscrições seguem um processo em duas etapas, que incluem:

1. Formulário de inscrição online: preencha as informações solicitadas e anexe a documentação exigida, como histórico escolar, currículo cadastrado na Plataforma Freire, documentos pessoais e carta de motivação.
  2. Entrevista: realizada presencialmente ou online, a entrevista avaliará o conhecimento do candidato sobre o programa e a adequação do perfil para as atividades previstas.

Confira no arquivo abaixo o tutorial de como cadastrar seu currículo na Plataforma Freire.

Para mais informações e para acessar os links de inscrição, acesse os editais:

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro de 2024, e o resultado final será divulgado em 07 de novembro de 2024.

Ilustração: Diretoria de Comunicação do IFPR.

Texto e organização: Comissão de Comunicação e Divulgação Institucional de Capanema – CODICAP.