CIDADE DO IDOSO: IPR Capanema é parceiro de programa que busca adequar as cidades para que sejam amigas das pessoas idosas.
Publicado em
No último dia 02 de julho de 2021, no período da manhã, os professores Marcos Fernando Schmitt e Cláudia Cândido da Silva, reuniram-se com o CRAS de Capanema e o Professor Alfredo, da UTFPR Dois Vizinhos e a mestranda Juliana, também da UTFPR, para dialogar com o representantes do município sobre o Programa Cidades Amigas da Pessoa Idosa, coordenado pela Professora Maria de Lourdes da UTFPR Pato Branco. A primeira reunião foi de apresentação do projeto, apresentação das equipes, entendimento do Decreto municipal que forma o comitê que elabora as ações para adequação ao programa, e definição dos próximos passos.
O Programa visa auxiliar os municípios da região em sua adequação de suas ações para obtenção da certificação da Organização Mundial da Saúde ( OMS) para municípios que “ adaptarem suas estruturas e serviços para que sejam acessíveis a idosos e promovam a inclusão dessa faixa da população. O reconhecimento “Cidade Amiga do Idoso” é dado pela OMS para as cidades que estimulam o envelhecimento ativo ao otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança, a fim de aumentar a qualidade de vida no envelhecimento, levando em conta as diferentes necessidades e capacidades do idoso”.
A proposta de incentivar os municípios a adotarem medidas para o envelhecimento saudável, assim contribuindo para a vida da pessoa idosa.
Os professores têm o importante papel de suscitar a elaboração de políticas públicas para pessoa idosa, propor ações para promover a qualidade de vida da pessoa idosa e acompanhar ações relacionadas ao projeto.
Os próximos passos serão: identificar ações que já estão sendo desenvolvidas e acompanhar tais ações, diagnosticar na cidade com estão sendo implementadas as etapas que são importantes para obtenção do selo “Cidade Amiga do pessoa Idosa” que são: Espaços abertos e prédios, Transporte, Moradia, Participação social, Respeito e inclusão social, Participação cívica e emprego , Comunicação e informação, Apoio comunitário e serviços de saúde
Até agora, nove municípios da região aderiram ao programa. A próxima reunião, on-line via meet, com todos os municípios envolvidos no projeto já está para marcada para dia 06/07/2021