IFPR CAMPUS CAPANEMA REALIZA MOSTRA DE CURSOS – Campus Capanema

IFPR CAMPUS CAPANEMA REALIZA MOSTRA DE CURSOS

De 01 a 12 de agosto do corrente ano, o IFPR Campus Capanema realizou a sua tradicional Mostra de Cursos. Esse evento consiste em apresentar à comunidade externa um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelos discentes e servidores em seus cursos técnicos e de graduação, externalizando as dinâmicas e metodologias de ensino que são empregadas pela instituição e enfatizando o ensino público, gratuito e de qualidade proporcionado pela Rede Federal.

Sete escolas, dos municípios de Capanema, Planalto e Santa Izabel do Oeste, participaram da mostra, sendo que ao todo 334 alunos do 6º ao 9º ano partilharam de um período de atividades no IFPR. Na Mostra, os alunos visitantes realizaram um percurso com 6 estações: Biblioteca, Grêmio, Robótica, CELIF, Laboratórios e a área prática da Agroecologia. Durante as  visitas, as escolas visitantes puderam ver as ações práticas desenvolvidas pelo ensino, pesquisa e extensão.

Além das escolas, o IFPR também recebeu famílias que desejavam conhecer o campus, sua estrutura e o corpo técnico/docente.

Eventos como esses são de grande valia para toda a comunidade interna e externa  do IFPR, pois proporciona aos estudantes visitantes mais contato com o dia a dia das práticas realizadas no Campus Capanema, bem como, entre os próprios alunos da instituição, conforme relatos abaixo.

Emelin Kochen, discente do 1º ano do curso Técnico em Agroecologia, diz que “participar dessas atividades é importante porque elas nos proporcionam um aumento de conhecimento em diversas áreas. Essas atividades nos fazem desenvolver um perfil. Influenciando positivamente no nosso desempenho além de contribuir para a nossa formação pessoal e profissional.”.

Enquanto a aluna Joana Fuhr do 3º ano do curso de Técnico em Cooperativismo, complementa que o evento “tem importância primordial para mostrar o nosso dia a dia para os outros estudantes. Foi uma experiência única poder expor as minhas vivências e a dos colegas. Enquanto discente do IF, esse evento me trouxe o contato com outras pessoas com histórias distintas, ampliando o meu ponto de vista quanto às outras realidades e ao próprio IFPR.”.

Já Vitoria Lovera Marostega, integrante 3º ano do curso Técnico em Informática, complementa que “a amostra de cursos é sim muito importante, pois nem sempre nós conseguimos ir em todas escolas falar sobre o Instituto Federal, falar sobre a importância dele, como ele funciona, e aí os alunos acabam nem pensando em entrar no IF. Disponibilizar um tempo para que as escolas tragam seus alunos ao campus e que eles conheçam e tenham contato com o que de fato é nossa Instituição é extremamente importante para que consigamos levar a todas as escolas e a todos os alunos que eles também podem fazer parte do time IFPR.”.

A estudante Amanda, da Licenciatura em Matemática, descreve que “como aluna do 5° período de licenciatura em matemática, e participante da Mostra de curso, através do CELIF, apresentando a LIBRAS. Achei muito importante a Mostra de Curso pois possibilitou a vinda de outros estudantes a conhecer a realidade do IFPR tendo a visão do que se passa um pouquinho aqui dentro, muito projeto de  pesquisa e  extensão. Foi uma experiência muito interessante como docente despertando ainda mais meu interesse pelos projetos do instituto, como a robótica por exemplo. Além de poder agregar um pouquinho falando do meu curso.”.

Percepções como estas, reforçam cada vez mais a importância dos eventos relacionados à pesquisa e extensão dentro do âmbito acadêmico e, sem dúvidas, proporcionam orgulho aos pares, pelo empenho e dedicação de todos os envolvidos.

Confira mais fotos do evento em nosso Facebook e Instagram.

Texto e imagens: CODICAP.