Notícias

IMPLANTAÇÃO DE UM HORTO MEDICINAL NO CAMPUS CAPANEMA

Publicado em

O IFPR Campus Capanema está executando implantação de um Horto Medicinal – Relógio do Corpo Humano, buscando promover a reinserção da fitoterapia, uma prática há tempos exercitada entre as populações tradicionais, mas que perdeu espaço com o advento da indústria farmacêutica. 

O Horto Medicinal – Relógio do Corpo Humano é uma metodologia de trabalho inovadora em que há a união das plantas medicinais com os principais órgãos do corpo humano, informando os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas. Hortos medicinais oferecem segurança na produção das plantas medicinais, livres de agroquímicos, animais e contaminantes, didaticamente serve de suporte do conhecimento, facilita o acesso da comunidade, preserva o ambiente e as espécies e promove a qualificação das atividades.

A área de cultivo de plantas medicinais será utilizada tanto para as aulas práticas quanto como unidade demonstrativa para a comunidade, podendo também ser utilizada para o fornecimento de propágulos (sementes e mudas) para os interessados. 

O projeto está sendo desenvolvido pela turma do primeiro ano do curso Técnico em Agroecologia, com supervisão da professora e médica veterinária Amanda Queiroz de Carvalho, do técnico em agroecologia e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Picinatto e pelo egresso e também técnico em agroecologia Alex Hugo Pilger.

Confira em nosso Facebook e Instagram.

Texto e imagens: Amanda Queiroz de Carvalho.