ALUNOS PARTICIPAM DA FINAL DA OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL – Campus Capanema

ALUNOS PARTICIPAM DA FINAL DA OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL

Desenvolvido ao longo do ano letivo, o projeto de ensino “Análise de fontes no ensino de História do Brasil” envolve os estudantes na prática de leitura, escrita, resolução de desafios, interdisciplinaridade, uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), trabalho coletivo, pesquisa como princípio educativo e indissociabilidade entre ensino e pesquisa.

Por meio do projeto os participantes se preparam para participar do maior projeto de extensão da área das humanidades desenvolvido no Brasil, que é a Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB promovido pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.

As metodologias reflexivas adotadas no projeto contribuem para a formação integral do educando, proporcionam a possibilidade de produzir conhecimento, por seus esforços e pesquisas, retirando-o da posição de receptor de conteúdos e conduzindo-o à emancipação.

O início das provas ocorre no mês de maio de forma on-line e têm duração de uma semana cada fase. Neste momento, alunos e professores são instigados a buscar e ler textos acadêmicos atuais, pesquisar, analisar e interpretar diferentes fontes históricas, como: documentos oficiais, propagandas, trechos de obras literárias, obras de arte e canções, correspondências, publicações de redes sociais e podcasts, entre outros. Após analisar e interpretar diferentes documentos, os estudantes são chamados a produzir materiais a partir de metodologias científicas e apresentá-los em diferentes formatos para o público.

Independente de conseguir a pontuação necessária para estar na final, os estudantes que participam do projeto avançam de modo significativo no conhecimento histórico. A participação dos estudantes na grande final olímpica representa mais do que um bom desempenho em uma competição nacional, porque se insere em um processo de formação mais amplo e, ao mesmo tempo, possibilita uma série de vivências e experiências formativas muito importantes, tais como: o encontro com jovens estudantes de todas as regiões do país, a vivência de outras culturas, a troca de experiências, o conhecimento de realidades escolares diversas e a possibilidade de conhecer uma das melhores universidades públicas do país.

A adesão dos estudantes do campus de Capanema tem crescido nos últimos 2 anos, de 6 estudantes participantes em 2020, para 30 estudantes em 2022, apesar desse dado local, a participação do Estado do Paraná ainda é tímida, se comparada a outros estados brasileiros, sendo que das 320 equipes classificadas para a fase final, apenas 8 são do Paraná, e destas, 4 foram do IFPR (3 de Capanema e 1 de Astorga).

“Como orientadora do projeto, não tenho dúvidas quanto a riqueza dessa experiência para os estudantes, seja nas etapas de estudo e preparação para a Olimpíada, na experiência do trabalho em equipe, nas vivências culturais e histórias, na tomada de consciência e no respeito à diversidade, na compreensão do nosso mundo e de sua historicidade transformadora e necessária. Nesse processo, os estudantes percebem sua atuação como sujeitos plenamente históricos, conhecedores das estruturas sociais e históricas do nosso país e do potencial transformador que possuímos.” diz Juliana Valentini, Mestre em História, Poder e Práticas Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema.

Estudantes do IFPR Campus Capanema que participaram da final olímpica:
Joana Fuhr, Eduardo José Kleinhans Fernandes Mattos, Milena Rodrigues Silva, Eduardo Czekalski, Nathali Vitória Masba Rodrigues, Gemima de Oliveira dos Santos, Rhayssa Isabele Lucietto Dylbas dos Santos, Matheus Roberto Dapper e Érica Taiara dos Santos.

O IFPR Campus Capanema, agradece a todos os parceiros, públicos/privados, que contribuíram para que essa participação na Final da Olimpíada Nacional de História do Brasil – ONHB promovido pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, fosse possível.

Confira em nosso Facebook e Instagram.

Texto: Juliana Valentini.
Fotos: Arquivo pessoal dos participantes da ONHB.