Carreata e lançamento de edital marcam o inicio das atividades do IFPR Irati – Instituto Federal do Paraná

Carreata e lançamento de edital marcam o inicio das atividades do IFPR Irati

Uma carreata pelas principais ruas de Irati e as inscrições dos primeiros candidatos para os cursos que serão oferecidos em 2010 no Município pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) marcaram   o  dia 15. O lançamento do edital para o processo seletivo contou com a presença do deputado federal Ângelo Vanhoni, do deputado estadual Felipe Lucas, do reitor do IFPR Alípio Leal, o prefeito Sergio Stoklos e da vice Marisa Lucas.

Os primeiros cursos ofertados serão técnico em informática, agroecologia e vestuário. As aulas começam em março e serão disponibilizadas 120 vagas para cursos pós-médios com duração de dois anos e aulas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e no sábado de manhã. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo e se inscrever para o processo seletivo entre 15 de outubro e 08 de novembro no site www.ifpr.edu.br. As provas acontecem no dia 22 de novembro.

Os dois primeiros inscritos de Irati são Lenilton Simionato e Angélica Moro, que optaram pelo curso de Informática. Eles representaram todos os demais candidatos e futuros alunos que, após dois anos de qualificação, estarão aptos para atuar num mercado que dispõe de muitas oportunidades. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, o mercado para técnicos e tecnólogos no Brasil é um potencial pouco explorado. Há uma carência de 6 milhões de técnicos em todo o país.  E as informações do Ministério da Educação, MEC, são que 72% dos ex-alunos formados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão empregados e 65% atuam em sua área de formação.

O deputado Ângelo Vanhoni disse que o “Instituto Federal em Irati vai criar um impacto sócio-econômico em toda a região, tornando o município um pólo regional de atração de indústrias”. Ao comentar sobre os investimentos para consolidar o funcionamento da unidade o mais breve possível, Vanhoni comentou que “a educação não tem preço” e que o prefeito Sergio Stoklos tem obsessão em melhorar os índices sócio-econômicos da região que representa e fazer de Irati um centro irradiador de cultura.

O reitor do IFPR Alípio Leal afirmou que coube aos deputados Vanhoni e Felipe Lucas a tarefa de resgatar para Irati a unidade que por pouco não foi para outra região do Paraná, e a obstinação do prefeito foi fundamental no processo. “Conquista sem luta não tem sabor”, frisou Leal, ao destacar que “o Instituto Federal está aqui hoje pelo trabalho de todos, e do prefeito que semeia sabedoria”.

Instalações
Para viabilizar a implantação do Instituto Federal com aulas em 2010, o município adquiriu um imóvel de mais de 1.000 m2 de área construída, situado na Vila Matilde. Houve o investimento de R$ 1,2 milhões, que serão pagos de modo parcelado, durante quatro anos.

O IFPR de Irati começará a funcionar como unidade estendida do Câmpus Curitiba e, posteriormente, cumpridos os trâmites necessários junto ao Ministério da Educação, poderá se tornar o Câmpus Irati do IFPR.

Evento em Irati reúne comunidade

IFPR Irati inicia as atividades em fevereiro de 2010

População de Irati comemora lançamento do 1º Processo Seletivo do IFPR na cidade.