O Projeto de Extensão “Socializando o Conhecimento: Oficinas de Educação Ambiental” – Oficina III – Abelhas-Sem-Ferrão
Publicado em
O Projeto de Extensão “Socializando o Conhecimento: Oficinas de Educação Ambiental”, realizou na última sexta-feira (09/12) uma oficina sobre Abelhas-Sem-Ferrão (ASF). A oficina, organizada pelas coordenadoras do projeto professoras Lilian e Natássia, foi ministrada por meliponicultores e estudiosos das ASF, o Biólogo Edvaldo Geraldo Júnior e a Química Laura Trevisan Geraldo.
Na ocasião, foi realizada uma exposição teórica sobre a biologia das abelhas e introdução ao manejo das ASF. Na área externa do Campus foi realizada a transferência de um enxame de abelhas mirim de uma isca de garrafa PET para uma colmeia de criação racional, confeccionada em solo- cimento.
Destaca-se que essa colmeia é fruto do Projeto Final de Curso de estudantes do curso técnico em Edificações do Campus Cascavel e encontra-se em exposição. O Campus conta também com outros projetos relacionados às ASF envolvendo os cursos técnico em Análises Químicas, que realiza análises físico – químicas e antimicrobianas de amostras de mel e própolis, e de licenciatura em Química, que utiliza as ASF como instrumento didático para o ensino-aprendizagem de Química, desenvolvendo assim um trabalho inter e transdisciplinar.
A oficina contou com a participação de 35 pessoas entre estudantes e comunidade externa, que além de acompanharem a transferência do enxame puderam fazer a degustação de méis de diferentes espécies de ASF; confeccionar suas próprias iscas para captura das abelhas; observar modelos anatômicos do desenvolvimento das abelhas, observar diferentes exemplares de abelhas em lupas estereoscópicas; conhecer as principais plantas indicadas para compor um pasto melitófilo e por fim, levar uma muda dessas plantas para sua casa.
Neste ano, o projeto executou três oficinas de extensão, as quais envolveram em torno de 100 participantes e contou com o apoio dos editais PAIPE e PIAE/PIBEX do IFPR , e do conselho de desenvolvimento dos municípios lindeiros da Itaipu Binacional.Para o próximo ano estão previstas outras quatro oficinas com temáticas relacionadas à educação ambiental.