Há química em tudo: projeto realiza oficinas em escolas de Cascavel – Campus Cascavel

Há química em tudo: projeto realiza oficinas em escolas de Cascavel

Aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos alunos: esse é o objetivo do projeto de extensão “Há química em tudo”, que realiza, nas escolas de Cascavel, oficinas teórico-práticas de aplicações da química no dia a dia.

As oficinas são planejadas e ministradas pelos estudantes do curso técnico em química e da licenciatura em química do IFPR campus Cascavel. Os objetivos são promover a divulgação e popularização do conhecimento científico, oportunizar aulas experimentais em escolas sem laboratório e enriquecer a formação profissional dos nossos alunos.

Em maio deste ano, uma oficina foi realizada na Escola Estadual Itagiba Fortunato e, em junho, na Escola Estadual Cívico-Militar Olivo Fracaro, atendendo um público de 180 estudantes da rede estadual. Para o mês de julho, quem receberá a oficina será a Escola Estadual do Reassentamento São Francisco e, em agosto, a atividade está prevista para acontecer na Escola Estadual Pedro Ernesto Garlet, em Sede Alvorada.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Eiva Natiele Tiago da Silva, as atividades têm sido enriquecedoras tanto para os ministrantes quanto para os estudantes atendidos, que são alunos do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental. “Ao mesmo tempo em que os alunos do IFPR enriquecem sua experiência profissional, entrando em contato com práticas docentes renovadas e em diferentes realidades, os estudantes da rede estadual ampliam os conhecimentos além da sala de aula regular”, comenta. A coordenadora destaca o apoio da direção e professores das escolas participantes, bem como a recepção bastante entusiasmada por parte dos alunos. “Eles demonstram interesse na parte teórica, com relatos de situações relacionadas ao tema da oficina, e participam avidamente da parte experimental”, acrescenta.

O projeto tem a professora Kathia Regina Kunzler Bechlin na vice-coordenação, além da professora Luciana Graciano como colaboradora. Participam cinco alunos da licenciatura em Química – Leonardo Camargo, Pedro Henrique Viana da Silva, Maycon Santos Ropelato, Rodrigo Junior de Souza Avelar e Pedro Henrique Nascimento Souza – e uma aluna do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, Amanda Viana de Oliveira.