Comunidade de Cascavel conhece plano diretor do IFPR
Publicado em
Foi realizada na manhã nesta sexta-feira (24) a cerimônia de lançamento do Plano Diretor do Câmpus Cascavel do Instituto Federal do Paraná (IFPR). No mesmo evento, o reitor do Instituto, professor Irineu Colombo, assinou a ordem de serviço autorizando a construção do prédio que será destinado à Administração da unidade e também à instalação de salas de aula.
O investimento previsto na construção do Câmpus Cascavel do IFPR, até o ano de 2016, é de, aproximadamente, R$ 14,5 milhões.
O plano diretor é um documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando à excelência nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em um terreno de aproximadamente 60 mil m² cedido pela Prefeitura Municipal e localizado na Avenida das Pombas, Bairro Floresta, serão erguidos quatro grandes blocos, que, juntos, terão metragem de, aproximadamente, 9 mil m².
O primeiro grande bloco (“Bloco Administrativo”), de 2,7 mil m², já está licitado. A empresa vencedora da licitação para o fornecimento e montagem da estrutura pré-fabricada, Cassol Pré-Fabricados, recebeu a ordem de serviço nesta sexta-feira, e tem o prazo de 180 dias para a execução do serviço. Nos próximos dias, outra empresa deverá ser contratada para finalizar a obra.
Com dois andares, este prédio terá biblioteca; área de exposições; sala de aula multiuso; espaço de convivência; secretaria de assistência aos alunos; coordenações; sala de professores; salas auxiliares e espaço de convivência para servidores.
O segundo grande prédio a ser constrúido, chamado de “Bloco Didático”, com metragem de 3,2 mil m², abrigará a maior parte das salas de aula do câmpus. O terceiro bloco, de 1,3 mil m², será o de Serviços e Refeitório, e o quarto, de 1,67 mil m², será um ginásio poliesportivo. Haverá, ainda, espaços para laboratórios técnicos, que atenderão às necessidades dos cursos a serem implantados no câmpus.
Além disso, já está em fase final a construção de uma edificação de dois pavimentos, medindo 450 m², que conterá as seis primeiras salas de aula do câmpus, uma sala de apoio e banheiros.
Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o prefeito Edgar Bueno; o deputado federal Nelson Padovani; os deputados estaduais André Bueno, José Lemos (Professor Lemos) e Adelino Ribeiro; o vereador Márcio Pacheco, presidente da Câmara Municipal de Cascavel e o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vander Piaia.
Durante o encontro, a comunidade teve acesso a informações referentes a investimentos em infra-estrutura e recursos humanos previstos para o câmpus.
O IFPR em Cascavel
O IFPR atua em Cascavel desde 2010, utilizando o espaço físico da Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva. Atualmente, o câmpus oferta o curso técnico subsequente em Informática. Após a instalação do novo câmpus, estão previstas a criação de mais cursos e a contratação de novos servidores por meio de concurso público.
Em todo o Paraná
O IFPR é, atualmente, a instituição pública de ensino presente no maior número de municípios do Paraná. São 14 câmpus em funcionamento nas cidades de Assis Chateaubriand; Cascavel; Campo Largo; Curitiba; Foz do Iguaçu; Irati; Ivaiporã; Jacarezinho; Londrina; Palmas; Paranaguá; Paranavaí; Telêmaco Borba e Umuarama.
Até o final de 2014, serão instalados novos câmpus nas cidades de Pitanga; União da Vitória; Capanema; Colombo; Jaguariaíva e Pinhais. Vinculadas aos câmpus, existirão unidades de ensino profissionalizantes (UEPs) do IFPR em oito municípios: Astorga; Goioerê; Quedas do Iguaçu; Coronel Vivida; Barracão; Bandeirantes; Guaíra e Lapa.
Além disso, por meio de metodologia própria de Ensino à Distância, via satélite, os cursos do IFPR chegam a centenas de outros municípios. Somente no Paraná são aproximadamente 300 pólos. E ainda há outros 200 espalhados por todo o Brasil.