CPA – Comissão Própria de Avaliação – Campus Cascavel
CPA – Comissão Própria de Avaliação

CPA – Comissão Própria de Avaliação

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Sobre a CPA

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é instituída pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação a serem desenvolvidas pela CPA são fundamentais para o planejamento educacional e setores que precisam de melhorias.

A CPA do IFPR tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a  coordenação e a supervisão da Política de Avaliação Institucional, definida nas  legislações pertinentes e nas deliberações exaradas pelo Conselho Superior do  IFPR (Consup).

A participação de servidores e estudantes é importante para que possam ser expressados e sistematizados os diferentes entendimentos sobre nossa instituição. Esse conhecimento orienta o desenvolvimento de políticas acadêmicas e de gestão, bem como o planejamento e o desenvolvimento institucional e de infraestrutura.

Competências e Atribuições

  1. planejar, desenvolver, coordenar e supervisionar a execução da política da Avaliação Institucional, com a definição de objetivos, estratégias, metodologia, recursos e cronograma;
  2. promover e implementar ações visando a sensibilização da comunidade acadêmica e apoiar os processos de avaliações internas;
  3. sistematizar as informações resultantes dos processos de avaliação, concretizando as atividades programadas na proposta de autoavaliação;
  4. realizar seminários, painéis de discussão, reuniões técnicas e sessões de trabalho visando disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação;
  5. incorporar os resultados da avaliação e buscar, por meio destes, a melhoria da qualidade no IFPR;
  6. consolidar e disponibilizar os resultados da avaliação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC), bem como à comunidade, organizando discussões dos resultados pela comunidade acadêmica e administrativa;
  7. acompanhar os processos externos de avaliação e regulação da instituição e de seus cursos, nos procedimentos de (re)credenciamento e reconhecimento dos cursos;
  8. refletir sobre as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos de avaliação já existentes na instituição, para subsidiar os novos procedimentos, com a construção e/ou aperfeiçoamento destes, fazendo-se uso de formulários, questionários, entrevistas, etc…
  9. articular-se com as CPAs de outras Instituições de Ensino Superior – (IES) e com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES);
  10. informar sobre suas atividades ao CONSUP, mediante relatórios, pareceres e recomendações e, desta forma, subsidiando e colaborando com o processo de revisão e aperfeiçoamento da gestão;
  11. manter comunicação e informação com a unidade de Pesquisa Institucional para atualização permanente das informações da CPA no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC) e apoio nos processos no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), referentes à autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, credenciamento, recredenciamento e aditamentos da instituição;

Dúvidas e informações

Dúvidas sobre o processo de autoavaliação institucional podem ser enviadas para o e-mail cpa.reitoria@ifpr.edu.br.

Comissão

Portaria Nº 61, DE 25 DE abril DE 2022 – Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFPR campus Cascavel/2022

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