Estudantes de Corbélia (PR) participam de oficina no IFPR Cascavel – Campus Cascavel

Estudantes de Corbélia (PR) participam de oficina no IFPR Cascavel

No dia 13 de setembro de 2024, o Campus Cascavel teve o prazer de receber os estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, da cidade de Corbélia, Paraná, acompanhados pela professora Patrícia Spoiler.

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Campus e participar de uma oficina prática de extração de óleos essenciais, organizada pelos professores Lilian Orvatti e Rodrigo Valdez.

A atividade, realizada no laboratório de biologia, permitiu que os estudantes vivenciassem o processo de extração de óleo essencial a partir da casca de laranja, proporcionando uma imersão direta no universo da química e da biotecnologia. Através da manipulação de equipamentos laboratoriais e técnicas especializadas, os participantes puderam compreender de forma prática os conceitos teóricos relacionados à obtenção de compostos naturais.

Essa experiência prática não apenas reforçou o conteúdo aprendido em sala de aula, como também despertou nos alunos o interesse por áreas científicas, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais, como o pensamento crítico e a resolução de problemas. Além disso, a oficina mostrou a aplicabilidade real dos estudos de ciências, aproximando os estudantes de possíveis futuras carreiras no campo da pesquisa e inovação.

Com atividades como esta, o Campus Cascavel reafirma o seu compromisso com a extensão, desenvolvendo ações que aproximam a comunidade acadêmica e a sociedade.