Estudantes do IFPR Cascavel se classificam para a Fase Nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2024) – Campus Cascavel

O IFPR Campus Cascavel celebra a classificação de seis estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) 2024. Na modalidade Programação – Nível 2, destinada a estudantes do ensino médio, foram classificados Arthur Gamba Borba, Felipe Barradas Sebastião, Gustavo Henrique Mubarak Todero, Henrique Coelho dos Santos, José Henrique Polizeli Sambatti e Renan Felipe Franco.

A OBI é uma competição de alto nível que visa estimular o raciocínio lógico e as habilidades em programação entre estudantes de todo o Brasil, além de identificar jovens talentos na área da informática. A Olimpíada é dividida em várias fases, começando com a fase local, em que os estudantes competem dentro de suas próprias instituições. Aqueles que se destacam avançam para a fase estadual e, posteriormente, para a fase nacional, em que enfrentam os melhores competidores do país.

A fase nacional acontecerá no dia 28 de setembro, quando os estudantes competem em busca de uma vaga na semana olímpica e na seletiva nacional. A OBI é organizada pelo Instituto de Computação da UNICAMP, com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e segue o modelo das outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. A competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela ciência da computação, área essencial na formação básica, por meio de desafios que estimulam a engenhosidade e uma saudável competição.

Desde o início do ano, os estudantes têm participado ativamente do projeto de ensino “Capacitação Discente para a OBI”, oferecido pelo IFPR Campus Cascavel. Esse projeto é voltado para treinar e engajar os estudantes na área da ciência da computação e tecnologia, com foco no desenvolvimento de algoritmos e no aprimoramento do desempenho acadêmico em disciplinas relacionadas à programação. Nos encontros do projeto, os estudantes aprofundam seus conhecimentos em algoritmos, técnicas de programação e estruturas de dados, essenciais para a área de computação, por meio de treinamentos, simulados e a resolução de problemas, complementando e aplicando os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Parabenizamos todos os estudantes que participaram e desejamos muito sucesso na fase nacional da OBI!