Estudantes participam de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher – Campus Cascavel

Estudantes participam de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher

Na tarde do último dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, alunos dos cursos integrados ao Ensino Médio participaram de uma atividade em alusão à data organizada pelo Grêmio Estudantil do Campus. O “Cine Debate” exibiu o filme “As sufragistas”, que foi seguido de um bate-papo com a mediação dos professores Thiago Leibante e Claudimara Cassoli Bortoloto.

No turno da noite, alunos dos cursos superiores do Campus Cascavel participaram de uma palestra intitulada “Mulher e sociedade: luta por igualdade de gênero”, proferida pela professora Claudimara Cassoli Bortoloto, que é doutora em Ciências Sociais. O objetivo da atividade foi suscitar discussões que resgatassem a luta histórica pela igualdade de gênero no mundo e no Brasil. Além de trazer informações sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, a palestra também tratou da Lei 14.661/2023, sobre igualdade salarial, aprovada no Brasil em janeiro de 2023.

Considerando a missão dos institutos federais, que visa à formação integral de cidadãos críticos, atividades como estas têm um papel importante para o Campus. “É fundamental discutir a condição da mulher no século XXI, pois, apesar dos avanços, as desigualdades de gênero ainda são profundas”, comenta o professor Leibante.