Estudantes do IFPR – Cascavel tem artigo premiado no Latinoware 2023 – Campus Cascavel

projetos

Estudantes do IFPR – Cascavel tem artigo premiado no Latinoware 2023

Publicado em

Copiado!

Estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Cascavel, marcaram presença no prestigioso 20º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware), realizado entre os dias 18 e 20 de outubro de 2023 em Foz do Iguaçu. Reconhecido como um dos maiores eventos de software e hardware livre do mundo, o Latinoware é organizado pela Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Uma caravana de 44 estudantes do IFPR Cascavel participou do evento, engajando-se em uma variedade de atividades, incluindo palestras, minicursos, debates e exposições de empresas que apoiam o congresso. As temáticas das atividades abrangeram uma ampla gama de tópicos, desde Desenvolvimento de Software, Inteligência Artificial, Machine Learning e Metaverso até DevOps, Segurança da Informação, Direito Eletrônico e Privacidade, Robótica Aplicada, Automação Industrial, Impressão 3D, Hardware e Software Livres, Internet das Coisas, Empreendedorismo, Software Público de Gestão Integrada (E-Cidade), Educação 4.0 e Aprendizagem Criativa.

Além disso, durante o evento, foram apresentados dois trabalhos científicos desenvolvidos no IFPR Cascavel na modalidade de “short papers” na trilha acadêmica do Latinoware denominada Latin.Science.

O primeiro trabalho, intitulado “Reconhecimento Facial para Controle de Acesso de Estudantes ao Instituto Federal do Paraná – Campus Cascavel”, de autoria de Eduardo Korte e Rodrigo Avelar, tem como objetivo aprimorar a segurança e otimizar o processo de entrada e saída no instituto por meio do reconhecimento facial dos estudantes.

O segundo trabalho apresentado, denominado “Domótica Assistiva com Controle Ocular para Inclusão de Deficientes Tetraplégicos,” é da autoria de Felipe Barradas Sebastião e Henrique Coelho dos Santos. Este projeto visa desenvolver um sistema que permita às pessoas tetraplégicas realizar tarefas residenciais comuns, como acionar dispositivos eletrônicos por meio do movimento das pálpebras. Ambos os trabalhos contaram com a orientação dos professores Odair Moreira e Thiago Ló.

Vale destacar que o segundo trabalho obteve o prêmio de melhor artigo na categoria. Para mais detalhes e acesso a todos os trabalhos apresentados no evento, os interessados podem consultar os anais do evento em latinoware.org/latin-science-2023.

Topo