Programa Mulheres Mil oferece bolsa-auxílio para estrangeiras – Campus Cascavel

Notícias

Programa Mulheres Mil oferece bolsa-auxílio para estrangeiras

Publicado em

Copiado!

A partir de março, o campus Cascavel ofertará o curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiras, correspondendo a uma Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) de 160 horas.

O público-alvo são mulheres a partir dos 16 anos que sejam imigrantes de países vizinhos e que possuam como idioma materno a língua espanhola.

O curso faz parte do Programa Mulheres Mil, um programa do governo federal que prioriza pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, com baixo grau de escolarização ou responsáveis pelos cuidados das/os filhas/os e ou familiares.

As inscrições podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira (26/02) e vão até o dia 1º de março. As mulheres contempladas dentro do número de vagas receberão bolsa auxílio para frequentar as aulas, que ocorrerão nas quartas e sextas-feiras, entre as 13h15min e 17h15min. Entre os temas estudados estão Língua Portuguesa, Acesso às tecnologias, Sustentabilidade, Ética, Educação Financeira, entre outros.

Segundo a coordenadora do curso, professora Márcia Souza, a expectativa é que a ação possa ajudar as mulheres imigrantes de Cascavel a ocuparem mais espaços dentro da sociedade cascavelense. “Sabemos que a língua tem sido um empecilho para isso e, ainda que o espanhol e o português sejam bastante próximos, vemos dificuldade de comunicação especialmente no mundo do trabalho, em situações mais formais de comunicação. Essa é uma frente que o campus ainda não atuava e assim esperamos contribuir com muitas mulheres”, destaca.

Topo