Normas para publicação
Atualizado em
CAMPUS CASCAVEL – V SCIENTIF – 2024
ISSN 2764-3646
1) ANAIS DO EVENTO
Os resumos dos trabalhos apresentados durante o Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel – IV SCIENTIF – edição 2024, serão publicados em Anais eletrônicos do evento e deverão ser escritos em língua portuguesa, respeitando-se os padrões ortográficos vigentes para a língua.
Ao enviar o resumo, os autores cedem os direitos de uso do texto em obra coletiva, assumindo que o texto foi devidamente revisado.
2) ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos cadastrados pelos autores das propostas no ato da inscrição do trabalho (modalidades Comunicação Oral ou Pôster) deverão seguir o templatedisponibilizado pela Comissão Organizadora e obedecer às seguintes instruções:
- Título do trabalho;
- Autores – máximo de 5 autores (a ordem de inclusão dos nomes dos autores será utilizada para os Anais e emissão de certificados, sendo sempre o nome do orientador o último da lista);
- Instituição;
- E-mail para contato;
- Resumo;
- O resumo deverá ter de 150 a 300 palavras;
- O texto deverá ser apresentado em um parágrafo único e indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, ater-se a informações essenciais para o entendimento do trabalho, mostrar os resultados mais importantes (se houver) e finalizar com uma conclusão;
- O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.
- Palavras-chaves – de 3 a 5 palavras;
- Fonte financiadora – para estudantes bolsistas;
- O arquivo deverá ser anexado em formato editável (“.doc”, “.docx”, “.odt”), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e justificado.
3) ÁREAS DE CONHECIMENTO
Os trabalhos submetidos ao IV SCIENTIF deverão dialogar com uma das seguintes Áreas de Conhecimento:
- Informática e Tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologia;
- Humanidades e suas tecnologias;
- Ciências Exatas, Edificações e suas tecnologia;
- Linguagens e suas tecnologias.
4 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
4.1 COMUNICAÇÃO ORAL
Serão aceitos até 80 trabalhos na modalidade de Comunicação Oral (público interno e externo). Para efeito de aceite para apresentação no evento e publicação do resumo nos Anais, serão respeitados os seguintes critérios:
- conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
- capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
- consistência metodológica;
- redação científica de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa;
- formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas no item 2;
- comparecimento na apresentação.
- a organização do evento disponibilizará multimídia para as apresentações, ficando sob responsabilidade do proponente levar seu notebook e afins;
O dia e o horário da comunicação será divulgado posteriormente no site do evento.
4.2 PÔSTER
A modalidade pôster será exclusivamente para os alunos do Ensino Médio do IFPR. Serão respeitados os seguintes critérios para efeito de aceite para apresentação no evento e publicação do resumo nos Anais:
- conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
- capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
- consistência metodológica;
- redação científica de acordo com a norma culta da Língua;
- formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas no item 2;
- comparecimento na apresentação;
Para a confecção do pôster, deverão ser seguidas as seguintes orientações:
- O pôster deverá ser confeccionado na dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura;
- A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro;
- O título do pôster deverá ser idêntico ao título cadastrado no sistema;
- Os estudantes bolsistas deverão inserir a logomarca da fonte de financiamento, quando for o caso;
- A impressão do pôster é de responsabilidade dos apresentadores;
- Alinhados com a política de redução de CO2, bem como o descarte adequado, o pôster deverá ser impresso exclusivamente em papel, sendo vedada a impressão em lona e outros materiais do gênero.
5) PRAZOS
O prazo para submissão de propostas é até o dia 31/08/2024. Após isso, o Comitê Científico avaliará o trabalho e a solicitação de ajustes ou o aceite do trabalho será informado via sistema de inscrição.
Após inscrição e submissão inicial, o sistema abrirá para envio do arquivo na versão .doc.
A listagem oficial dos trabalhos aprovados será publicada até o dia 06/09/2024.
Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do Evento.