Normas para publicação

Atualizado em

CAMPUS CASCAVEL – V SCIENTIF – 2024

ISSN 2764-3646

1) ANAIS DO EVENTO

Os resumos dos trabalhos apresentados durante o Seminário de Ciência, Educação e Tecnologia do IFPR Campus Cascavel – IV SCIENTIF – edição 2024, serão publicados em Anais eletrônicos do evento e deverão ser escritos em língua portuguesa, respeitando-se os padrões ortográficos vigentes para a língua.

Ao enviar o resumo, os autores cedem os direitos de uso do texto em obra coletiva, assumindo que o texto foi devidamente revisado.

2) ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DOS RESUMOS

Os resumos cadastrados pelos autores das propostas no ato da inscrição do trabalho (modalidades Comunicação Oral ou Pôster) deverão seguir o templatedisponibilizado pela Comissão Organizadora e obedecer às seguintes instruções:

  • Título do trabalho;
  • Autores – máximo de 5 autores (a ordem de inclusão dos nomes dos autores será utilizada para os Anais e emissão de certificados, sendo sempre o nome do orientador o último da lista);
  • Instituição;
  • E-mail para contato;
  • Resumo;
  • O resumo deverá ter de 150 a 300 palavras;
  • O texto deverá ser apresentado em um parágrafo único e indicar claramente o objetivo, incluir informações básicas sobre métodos, ater-se a informações essenciais para o entendimento do trabalho, mostrar os resultados mais importantes (se houver) e finalizar com uma conclusão;
  • O resumo não poderá conter referências, gráficos, tabelas ou imagens.
  • Palavras-chaves – de 3 a 5 palavras;
  • Fonte financiadora – para estudantes bolsistas;
  • O arquivo deverá ser anexado em formato editável (“.doc”, “.docx”, “.odt”), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e justificado.

3) ÁREAS DE CONHECIMENTO

Os trabalhos submetidos ao IV SCIENTIF deverão dialogar com uma das seguintes Áreas de Conhecimento:

  1. Informática e Tecnologias;
  2. Ciências da natureza e suas tecnologia;
  3. Humanidades e suas tecnologias;
  4. Ciências Exatas, Edificações e suas tecnologia;
  5. Linguagens e suas tecnologias.

4 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

4.1 COMUNICAÇÃO ORAL

Serão aceitos até 80 trabalhos na modalidade de Comunicação Oral (público interno e externo). Para efeito de aceite para apresentação no evento e publicação do resumo nos Anais, serão respeitados os seguintes critérios:

  1. conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
  2. capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
  3. consistência metodológica;
  4. redação científica de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa;
  5. formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas no item 2;
  6. comparecimento na apresentação.
    • a organização do evento disponibilizará multimídia para as apresentações, ficando sob responsabilidade do proponente levar seu notebook e afins;

O dia e o horário da comunicação será divulgado posteriormente no site do evento.

4.2 PÔSTER

A modalidade pôster será exclusivamente para os alunos do Ensino Médio do IFPR. Serão respeitados os seguintes critérios para efeito de aceite para apresentação no evento e publicação do resumo nos Anais:

  1. conteúdo em conformidade com o título do trabalho;
  2. capacidade de síntese, considerando clareza, correção e adequação de linguagem do texto;
  3. consistência metodológica;
  4. redação científica de acordo com a norma culta da Língua;
  5. formato do texto em conformidade com as normas estabelecidas no item 2;
  6. comparecimento na apresentação;

Para a confecção do pôster, deverão ser seguidas as seguintes orientações:

  1. O pôster deverá ser confeccionado na dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura;
  2. A diagramação e a escolha das fontes, cores, imagens e objetos que compõem o pôster devem considerar a visualização do trabalho à distância de um metro;
  3. O título do pôster deverá ser idêntico ao título cadastrado no sistema;
  4. Os estudantes bolsistas deverão inserir a logomarca da fonte de financiamento, quando for o caso;
  5. A impressão do pôster é de responsabilidade dos apresentadores;
  6. Alinhados com a política de redução de CO2, bem como o descarte adequado, o pôster deverá ser impresso exclusivamente em papel, sendo vedada a impressão em lona e outros materiais do gênero.

5) PRAZOS

O prazo para submissão de propostas é até o dia 31/08/2024. Após isso, o Comitê Científico avaliará o trabalho e a solicitação de ajustes ou o aceite do trabalho será informado via sistema de inscrição.

Após inscrição e submissão inicial, o sistema abrirá para envio do arquivo na versão .doc.

A listagem oficial dos trabalhos aprovados será publicada até o dia 06/09/2024.

Casos omissos serão avaliados pela Comissão Organizadora do Evento.