Censo Escolar concluído no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Censo Escolar concluído no IFPR

Terminou nesta quarta, dia 31 de julho, a coleta de dados do Censo Escolar. Todos os câmpus do Instituto Federal do Paraná concluíram o preenchimento do Educacenso e encaminharam os respectivos recibos para a Diretoria de Informações Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN). A data final foi estabelecida em cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (INEP), na Portaria nº 138, de 04 de abril de 2013.

O Censo Escolar é um levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O Educacenso é, portanto, uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.

“É preciso agradecer à todos os servidores que participaram deste processo e que colaboraram  para a conclusão com êxito no levantamento dos dados”, destaca Luciana Milcarek, diretora de Informações Institucionais e procuradora Educacional Institucional (PI).