Certificação do ENEM deve ser solicitada em novo endereço – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Certificação do ENEM deve ser solicitada em novo endereço

Publicado em

Copiado!

Os interessados em solicitar a certificação do Ensino Médio com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) devem procurar a Coordenadoria Geral de Secretaria Acadêmica (CGSA/Proens) do IFPR. O atendimento ao público é realizado das 08h30 às 12h e das 13h às 17h30 em novo endereço: Rua Vitor Ferreira do Amaral, 306, Aroeira Office Park, no Bairro Tarumã. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail cgsa.proens@ifpr.edu.br.

Sobre a certificação do Ensino Médio

A certificação é uma possibilidade oferecida aos candidatos que não concluíram o Ensino Médio e já haviam atingido a maioridade na data de realização das provas do ENEM de 2012 ou de anos anteriores. O interessado em obter o certificado de conclusão do Ensino Médio pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR deverá atender aos seguintes requisitos:

I. ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data de realização da primeira prova do ENEM;
II. ter atingido o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada prova objetiva de área de conhecimento do ENEM;
III. ter atingido o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação do ENEM;
IV. não ter concluído o Ensino Médio.

Documentação necessária para obter a certificação:

Para obter a certificação do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio pelo IFPR, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
I. requerimento preenchido e assinado de solicitação de certificação do Ensino Médio (Anexo III);
II. cópia autenticada de cédula de Identidade;
III. cópia autenticada de certidão de nascimento ou casamento;
IV. número de inscrição no CPF;
V. boletim Individual contendo o resultado obtido no ENEM;
VI. declaração de proficiência ou boletim individual de edições anteriores, quando for o caso;
VII. declaração de que não possui o Ensino Médio completo (Anexo II).

Não é necessário apresentar comprovante de conclusão do Ensino Fundamental para requerer a certificação do Ensino Médio bem como não haverá cobrança de taxa para a solicitação da certificação. Após o recebimento da documentação e tendo o interessado direito à certificação, o IFPR terá o prazo de até 60 (sessenta) dias para a emissão dos documentos.

Mais informações

Outras informações sobre a certificação do Ensino Médio com base nas notas da edição do ENEM de 2012 e de anos anteriores podem ser encontradas na página da CGSA/Proens.

Topo