Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas para a Rede Federal – Instituto Federal do Paraná

Ciência sem Fronteiras abre chamadas públicas para a Rede Federal

Estão abertas duas chamadas públicas que permitirão que mais estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participem de intercâmbio no exterior, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições são para bolsas de graduação-sanduíche nos Estados Unidos e no Canadá e ficam abertas de 4 de junho a 8 de julho. As atividades no país de destino têm início a partir de janeiro de 2014.

Para participar, o candidato deve estar regularmente matriculado em curso de nível superior das Instituições da Rede Federal; ter nacionalidade brasileira; ter cumprido de 20% a 90% do currículo previsto para seu curso e obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, além de apresentar teste de proficiência em idioma (inglês ou francês). O teste de língua inglesa será ofertado gratuitamente pela Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (FULBRIGHT), de acordo com a disponibilidade de vagas.

A permanência do aluno no país de destino terá duração de até 12 meses para realização de estudos em tempo integral, podendo ser estendida por até seis meses. Todas as despesas serão custeadas pelo programa Ciência sem Fronteiras, que arcará com as taxas escolares e bolsa mensal ao estudante, além de conceder auxílios para instalação, saúde, deslocamento e material didático.

Os intercâmbios serão realizados com o apoio da FULBRIGHT, da Instituição Comunitária de Ensino Superior da Virginia do Norte (NOVA), das Universidades e Instituições Comunitárias Historicamente Negras (HBCUs) e da Associação das Faculdades Comunitárias Canadenses (ACCC, por sua sigla em inglês).

Mais informações na página do Ciência sem Fronteiras na internet.

Chamada Pública nº 143/2013 – Estados Unidos

Chamada Pública nº 147/2013 – Canadá