Ciência Sem Fronteiras oferece diversas possibilidades de intercâmbio no exterior – Instituto Federal do Paraná

Estudar ou trabalhar no exterior, com todo o apoio necessário do Estado, sempre foi um sonho de boa parte dos estudantes. O que muitos desconhecem é que, desde julho de 2011, a realização desse objetivo está mais próxima do que se imagina. Visando promover avanços nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Competitividade, o Programa Ciência Sem Fronteiras oferece mais de 100 mil bolsas a estudantes brasileiros em graduação, pós-graduação, doutorado e estágios.

Os benefícios oferecidos vão além do pagamento das bolsas, podendo incluir auxílio instalação, auxílio deslocamento, seguro saúde e auxílio material didático.

Os países com os quais o Programa Ciência sem Fronteira já possui acordo são a Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Hungria, Índia, Holanda, Hungria, Índia, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Portugal, Reino Unido e República Tcheca.

Para participar, é preciso se preparar e estar atento aos editais. As exigências variam de uma seleção para outra, em virtude do país parceiro. Na maioria das vezes, exige-se que os candidatos tenham nacionalidade brasileira, estejam matriculados em instituição de ensino superior e sejam aprovados em teste de proficiência em língua estrangeira.

A coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, Glaucia Julião Bernardo, explica que o Ciência Sem Fronteiras oferece oportunidades que representam muito mais do que estudar em outro país ou em outra instituição: “Além de obter um certificado e/ou diploma de uma instituição estrangeira e aprofundar conhecimentos de outro idioma, esse tipo de experiência traz um aprendizado para a vida”.

“À medida que aproxima as culturas, o intercâmbio possibilita acima de tudo que a realidade do outro seja entendida, diminuindo estereótipos e preconceitos e, com isto, facilitando a integração e a adaptação”, comenta. “Em essência, os intercâmbios favorecem a formação de cidadãos capazes de se comunicar em outros idiomas, de lidar com as diferentes culturas, de se adaptar às novas tecnologias e acompanhar a rapidez do fluxo de informações”, completa.

Neste mês, para bolsas de graduação, encontram-se abertas chamadas para a Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda.

Fique ligado!
Os editais para chamadas do CsF são divulgados em https://www.cienciasemfronteiras.gov.br/

Clicando no link Inscrições e resultados é possível conferir as chamadas abertas e obter todas as informações para candidatar-se.