Coalizão Paraná pela Década do Oceano participa da adesão do Paraná à Rede Oceano Limpo – Instituto Federal do Paraná

Parceria

Coalizão Paraná pela Década do Oceano teve uma participação de destaque na solenidade que oficializou a adesão do Estado do Paraná à Rede Oceano Limpo, realizada no dia 26 de setembro, em Paranaguá, no litoral paranaense. Pesquisadores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) fazem parte da Coalização, coordenada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Rede, liderada pela Cátedra Unesco para Sustentabilidade do Oceano, tem como objetivo promover a preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, além de intensificar as ações contra o lixo no mar.

Pesquisadores da Coalizão Paraná pela Década do Oceano, provenientes de diversas instituições acadêmicas e áreas de especialização e atuação como UFPR, IFPR, UNESPAR e Associação MarBrasil, tiveram um papel essencial em todas as etapas do processo. Eles participaram ativamente das discussões iniciais, oficinas técnicas e da elaboração do documento “Mapeamento e análise de estratégias acerca das políticas públicas para o enfrentamento do lixo no mar no Estado do Paraná”. Esse material foi desenvolvido em parceria com outras universidades e técnicos de instituições públicas, visando fomentar políticas de longo prazo para o enfrentamento dos resíduos marítimos.

Durante o evento, a carta-compromisso foi assinada por representantes do Governo do Estado, formalizando a entrada do Paraná na Rede Oceano Limpo. O documento estabelece seis eixos temáticos que guiarão as ações de combate ao lixo no mar, abrangendo ciência, tecnologia, inovação, capacitação, monitoramento e educação ambiental.

A contribuição dos pesquisadores da Coalizão foi fundamental para o desenvolvimento dessas diretrizes. O grupo colaborou no levantamento de dados, na análise crítica das políticas existentes e na proposição de novas estratégias de gestão e preservação. A atuação dos pesquisadores demonstra o compromisso da comunidade científica em fornecer subsídios para a tomada de decisões que resultem na conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos do Paraná.

Além da participação no desenvolvimento de políticas públicas, os pesquisadores da Coalizão se comprometeram a continuar promovendo campanhas educativas e científicas, fortalecendo a governança e a conscientização ambiental no estado. As atividades envolvem desde a formação de jovens e comunidades locais até a articulação com gestores e tomadores de decisão.

A solenidade também reforçou o compromisso do Paraná com as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para a proteção do bioma marítimo, a revitalização das orlas e a mitigação de resíduos sólidos. A participação ativa da Coalizão Paraná pela Década do Oceano reafirma o protagonismo científico das instituições em iniciativas de preservação e sustentabilidade no litoral paranaense.

Com informações da Coalizão Paraná pela Década do Oceano/UFPR.