Codir se reúne em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

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Codir se reúne em Curitiba

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Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o auditório do Campus Curitiba sediou a primeira reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) de 2018.

Após as boas-vindas do reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, foi realizada palestra sobre Governança e Gestão de Riscos, ministrada pelos auditores federais José Willian Gomes da Silva e Ricardo Fukaya, ambos da Controladoria Geral da União (CGU- PR). O objetivo da palestra foi apresentar os conceitos, esclarecer dúvidas e incentivar que sejam princípios e diretrizes fomentados dentro da instituição. Os auditores salientaram que governança e gestão de riscos são essenciais no intuito de atingir os objetivos da instituição por meio da gestão na prestação de um serviço público com eficiência, eficácia e efetividade, com foco no cidadão.

No IFPR, a Diretoria de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) está atuando com estes conceitos visando adotar e aperfeiçoar processos que possam alinhar e monitorar as atividades internas da organização com intuito de atender ao interesse público.

Após a palestra, foi dado seguimento com a ordem do dia, que discutiu primeiramente as pautas relacionadas ao Planejamento, apresentadas pelo pró-reitor Paulo Yamamoto, como: execução de orçamento 2018, matriz orçamentária de 2019, relatório de gestão 2017 e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Foi ressaltado, por exemplo, a importância das audiências públicas que serão realizadas em todos os campi entre março e maio de 2018.

A comunicação institucional também foi pauta do evento, com a menção à importância da atuação da Rede de Comunicadores e da realização do Encontro para capacitação desses servidores no segundo semestre de 2018. Também foi resgatada a necessidade de repercussão do aniversário de 10 anos da Rede Federal, com ações locais nos campi, da Coordenadoria Geral de Comunicação (COM/IFPR) e também com a proposição de um livro que conte a história do IFPR conforme explanou o pró-reitor Marcelo Estevam, da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi).

A chamada para produção de e-books gratuitos organizados por meio da Editora do IFPR e o funcionamento do Conselho de Ética em Pesquisa, assim como da Comissão de Ética no Uso de Animais e dos Núcleos de Arte e Cultura também foram apresentados pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) durante a reunião e encerraram a pauta do primeiro dia.

As discussões foram retomadas com a apresentação e elucidação de dúvidas sobre os sistemas Prossiga e SEI pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIC), que também prestou informações sobre os desafios e o processo de trabalho na implantação de novos sistemas e a necessidade de soluções integradas à capacitação e envolvimento dos setores.

Coube ao pró-reitor de Ensino, Amarildo Magalhães, destacar a importância dos editais de assistência estudantil lançados no início do mês de fevereiro e trazer temas como os ajustes nos planos de curso (PPC) e no cronograma de eventos propostos, tendo em vista, especialmente a realização das audiências públicas do PDI no primeiro semestre de 2018. Também mencionou o 10° Encontro da Proens no Campus Avançado Goioerê, com previsão para ser realizado na segunda semana de abril e o anúncio de uma nova estratégia de formação para as equipes pedagógicas chamado “Café Pedagógico”, a ser realizado via videoconferência e promovendo diálogos e debates sobre educação.

A reunião foi encerrada com esclarecimentos acerca dos procedimentos adotados pela Ouvidoria diante de reclamatórias da comunidade interna e externa. O ouvidor Marcelo Silva destacou o alto índice de resolução das questões apresentadas, em torno de 92%. Os outros 8% são respostas que exigem um maior investimento de tempo das unidades pra a prestação das informações e por isso estão em processo. Destacou ainda que o aumento de demandas implica em mais confiança da comunidade interna e externa em apresentar denúncias por meio do sistema Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-ouv).

A última pauta apresentada na reunião coube à pró-reitora de Gestão de Pessoas Eliane Mesquita que apresentou o Sistema de Remoção de Servidores desenvolvido junto à Diretoria de Tecnologia de Informação (DTIC) visando à substituição dos editais. O sistema ainda está sendo desenvolvido e visa trazer mais transparência aos processos.

A próxima reunião do Colégio de Dirigentes está prevista para abril.

 

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