Colégio de Dirigentes indicará delegados para a CONAE Estadual – Instituto Federal do Paraná

Colégio de Dirigentes indicará delegados para a CONAE Estadual

O Colégio de Dirigentes do IFPR (CODIR) deverá escolher os delegados ou delegadas do segmento “Educação Profissional: Gestores de Estabelecimentos Federais” para a etapa estadual da Conferência Nacional de Educação – CONAE, a ser realizada de 24 a 26 de setembro de 2013 em Curitiba. O Instituto Federal possui a prerrogativa de eleger dez representantes desta categoria. A participação se dá por representatividade de segmentos e setores definidos pelo Fórum Nacional de Educação – FNE, com base nas discussões e deliberações da CONAE 2010.

Critérios para delegados na categoria Gestores de Estabelecimentos Federais

Os servidores do IFPR que ocupam cargos de gestão poderão pleitear vagas de delegados de acordo com os seguintes critérios:

– Ocupar Cargo de Direção (CD) ou Função Gratificada (FG), previstos no organograma do IFPR;

– Ter participado formalmente de Conferência Municipal/Intermunicipal, com cadastro lançado no sistema informatizado do MEC (condição indispensável, determinada pelo Fórum Nacional de Educação);

– Manifestar interesse de ser delegado(a), via e-mail institucional, junto ao representante do IFPR no Fórum Estadual de Educação (FEE) (joao.madureira@ifpr.edu.br ), até 31 de julho de 2013.

Se o número de inscritos for superior ao número de vagas, os delegados serão definidos após consulta aos membros do Colégio de Dirigentes do IFPR até dia 13 de agosto e homologados pelo reitor.

CONAE 2014

A CONAE 2014, em suas etapas municipais, estaduais, distrital e nacional tem por objetivo propor uma política nacional de educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Todos os servidores do IFPR terão a possibilidade de participar da Conferência Nacional de Educação ( CONAE) pelo segmento “Trabalhadores da Educação Profissional Pública”, pois todos os sindicatos e federações que representam docentes e técnicos administrativos tem representação no Fórum Estadual de Educação-FEE e com grande número de vagas de delegados(as) previstas no Regimento da CONAE, sendo de responsabilidade destas entidades a divulgação, mobilização e encaminhamento dos procedimentos de escolha dos delegados do segmento que representam.