Colombo destaca a consolidação dos Câmpus como meta prioritária da nova Gestão – Instituto Federal do Paraná

reitor

Colombo destaca a consolidação dos Câmpus como meta prioritária da nova Gestão

Durante o ato de transmissão de cargo para a gestão 2011-2015 realizado na manhã desta segunda-feira (27), o reitor Irineu Mario Colombo voltou a reforçar a importância de consolidar os 14 atuais Câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR).“Teremos quatro anos para realizar essa tarefa: consolidar os câmpus com laboratórios, bibliotecas, salas de aula, contratar novos servidores, além de atender à expansão prevista pelo MEC e contribuir institucionalmente com uma nova configuração para o Ensino Médio no Brasil”, destacou. Colombo falou também sobre a formação de professores. “Apenas 5% dos professores que lecionam a disciplina de matemática são formados nessa área. Muitos docentes sabem matemática, mas não sabem como ensinar, considerando que o processo ensino-aprendizagem é absolutamente complexo”.

Com relação à expansão, o reitor informou que o IFPR já foi comunicado pelo Ministério da Educação (MEC) de que a previsão é receber mais seis Câmpus em 2012. “O Paraná tem uma lista com 19 cidades que pleiteiam uma unidade, mas quem vai definir isso é o MEC em conjunto com a Presidência da República, inclusive o anúncio das cidades que receberão novos câmpus será feito pela Presidência”.

Irineu Colombo agradeceu o apoio recebido por todos e enalteceu a competência e a capacidade do quadro de servidores do IFPR. “Mesmo com todas as dificuldades encontradas pelo Instituto, em termos de produtividade nós não ficamos atrás de nenhuma outra Instituição. A maioria dos Institutos criados no Brasil surgiram a partir de estruturas já existentes. Nosso caso foi diferente, estamos começando do zero, desde a instalação do telefone, desenvolvimento de sistemas acadêmicos até a construção dos prédios”, explicou.

O ex-reitor do IFPR, Secretario de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alipio Leal, e o ex-reitor, Diretor do Câmpus Curitiba, Luiz Gonzaga Alves de Araújo, foram homenageados com pinturas feitas por um artista plástico curitibano. “Quero fazer um agradecimento especial aos professores dos Câmpus Curitiba, pois fiquei ausente esses seis meses em que estive à frente da Reitoria”, agradeceu Gonzaga.

O Secretário Alipio Leal, que representou o governador Beto Richa, foi homenageado com um quadro representativo da expansão dos Câmpus do IFPR, cuja implementação ocorreu durante a sua gestão. “Quero colocar as sete universidades estaduais à disposição do IFPR para que possamos atuar em uma parceria republicana, contribuindo para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia”, afirmou Leal.

A solenidade de transmissão de cargo, em Curitiba, encerra o processo eleitoral, iniciado em janeiro, quando o então reitor, Alipio Leal, deixou a reitoria para assumir a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, entre elas os reitores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Eduardo CantarellI e o Senador Sérgio Soares.

Na ocasião, além da transmissão de cargo entre os reitores, foram empossados os cinco pró-reitores e a chefia de Gabinete. Confira:

Chefe de Gabinete – Mara Christina Vilas Boas
Pró-Reitor Gilmar Ferreira – Pró-Reitoria de Administração (Proad)
Pró-Reitor Ezequiel Westphal – Pró-Reitoria de Ensino (Proens)
Pró-Reitor Paulo Tetuo Yamamoto – Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi)
Pró-Reitora Neide Alves – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe)
Pró-Reitor Carlos Alberto Ávila – Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi).

Confira a entrevista com o novo reitor do IFPR, concedida por ocasião de sua posse, em Brasília, no dia 20 de junho.

Veja mais fotos deste evento no facebook do IFPR