Casa Encantada promove atividades remotas para CMEIs e Escolas Municipais de Colombo – Campus Colombo

EXTENSÃO

Aspecto da Casa Encantada de Colombo no Bosque Roça Grande. Foto: Camilla Carpanezzi.

O que é a Casa Encantada de Colombo?

“Casa Encantada – Biblioteca Infantil Ecológica” é um projeto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Colombo através da Diretoria de Cultura, Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Colombo.

A casa está localizada no Bosque da Roça Grande, ao lado do IFPR Colombo, e abriga uma biblioteca infantil com temática relativa aos contos de fadas, oferecendo serviços de contação de histórias para crianças com enfoque no meio ambiente. O projeto tem coordenação de Camilla Carpanezzi e Carine Xavier, professoras do IFPR Colombo e Andreia Fernandes de Lima como coordenadora na Secretaria de Cultura.

Atividades remotas na pandemia

Durante a pandemia em 2020, devido ao Covid 19, as histórias foram gravadas e estão sendo enviadas via e-mail para as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil. Também estão disponíveis ao público em geral no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=aQ5QCWPc1uo

O projeto teve início no segundo semestre e realizou até o momento a gravação de 3 histórias infantis. A primeira delas é uma adaptação de “O Gigante Egoísta”, de Oscar Wilde, relativa ao mês de agosto 2020. A teatróloga Carine Xavier explica: “existem inúmeras maneiras de contar histórias. Nessa aventura do Gigante utilizamos a técnica teatro de animação, ou seja, usamos formas inanimadas como frutas e verduras e demos vida a elas”. Utilizar objetos com funções diferentes de sua função original é uma maneira de provocar a criatividade e a imaginação. A linguagem do teatro de formas animadas se pauta, essencialmente, por animar objetos inanimados, dar vida a algo que não tem vida própria. É um campo da linguagem teatral, onde os personagens são representados por formas e objetos, que ao serem animados por atores-manipuladores se transformam, através da técnica de manipulação, em atores-personagem.

Os meses de setembro/outubro tiveram uma história muito especial: “A descoberta do bicudinho-do-brejo”. Camilla Carpanezzi diz que contava essa história para sua filha dormir e ela apreciava muito. Esta é uma história real que foi transformada em livro infantil. Biólogos descobriram uma nova espécie de pássaro no litoral do PR no final dos anos 90. O pequeno passarinho já se encontra na lista de animais ameaçados de extinção devido às poucas áreas de brejo e Mata Atlântica disponíveis. Após 20 anos de estudos um grupo de pessoas se uniu e comprou uma grande área natural que compreende a Lagoa do Parado em Guaratuba, e a transformou na Reserva bicudinho-do-brejo, mas que abriga também outras espécies como maria da restinga, papagaio da cara roxa, entre outras.

O mês de novembro celebra a consciência negra, portanto a contadora de histórias Carine Xavier trouxe pra nós uma narrativa quilombola sobre “Saberes da terra/ Chá de Cidró e felicidade para o lar”.  É uma proposta cênica que traz a oralidade da transmissão dos saberes para o nosso cotidiano. Segundo Xavier (2016), há de se registrar que no Brasil, atualmente encontramos a média de 3.500 (três mil e quinhentas) comunidades quilombolas registradas na Fundação Palmares. Porém, alguns autores comentam que existem inúmeras comunidades não oficializadas. Essa partitura surge a partir da convivência etnográfica teatral, que durou cinco anos e meio, a princípio como pesquisa do projeto dissertativo e em paralelo o projeto de extensão realizado na comunidade quilombola do município de Palmas, no estado do Paraná.

A personagem quilombola conta histórias durante o ano inteiro. Caso sua escola queira apreciar pessoalmente é só enviar um e-mail para casaencantadacolombo@gmail.com ou carine.xavier@ifpr.edu.br

Desafio lançado:

Ao final de cada vídeo, temos um pequeno desafio para que as famílias façam uma atividade ou gravem suas histórias. Convide sua família para essa aventura artística. Use sua imaginação e depois envie no email da casaencantadacolombo@gmail.com. Quem sabe a sua contação de história pode ser a próxima no canal.

Contato:

Casa Encantada de Colombo- Biblioteca Infantil Ecológica

Endereço: Rua Antônio Chemim, 28, Bosque Roça Grande, Colombo, PR.

e-mail: casaencantadacolombo@gmail.com

andreia.imprensa@hotmail.com