Em auxílio no combate à covid-19, professores do campus Colombo desenvolvem um projeto de purificação do ar
Publicado em
Ao todo, foram desenvolvidos cinco purificadores de ar, com a proposta de desinfectar o ambiente por meio de luz UV-C germicida confinada. O objetivo é reduzir a concentração das particulas da covid-19. Os testes de validação ainda estão sendo realizados em parceria com o laboratório da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para verificar a eficiência do sistema. Após estudos e testes serão disponibilizadas quatro unidades em ambientes de circulação de pessoas no Município de Colombo.
“Estudos apontam que, com os devidos cuidados para não expor a luz UV-C aos olhos e a pele, equipamentos com esta tecnologia estão sendo utilizados com sucesso na limpeza de superfícies e purificação do ar”, – afirmou o prof. Marcos Dinís Lavarda, coordenador do projeto.
A montagem dos cinco protótipos foi realizada pelos professores de Informática do campus Colombo, Marcio Rodrigo Santos, Eduardo Liquio Takao e do coordenador Marcos Dinís Lavarda, contando com o financiamento da Chamada de enfrentamento ao COVID-19 – Ações IFPR, promovida pela PROEPPI, e com o apoio local pela doação das madeiras pela empresa Gelart.