Foguetes desenvolvidos por estudantes são lançados no Campus Colombo – Campus Colombo

Foguetes desenvolvidos por estudantes são lançados no Campus Colombo

Alunos do Campus Colombo aproveitaram a tarde ensolarada para realizar o lançamento dos foguetes

Alunos do Campus Colombo aproveitaram a tarde ensolarada da ultima segunda-feira (18) para realizar o lançamento dos foguetes desenvolvidos na atividade orientada pelos professores Marcos Dinís Lavarda e Alysson Ramos Artuso. Os lançamentos ocorreram com hora marcada e número de tentativas definidos de acordo com as regras estabelecidas pelo VI Festival Brasileiro de Minifoguetes e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Toda a preparação dos foguetes foi feita pelos alunos e teve o acompanhamento dos professores, com exceção da manipulação dos motores de queima por combustível sólido, que devido a complexidade, foi realizada pelo orientador Marcos Dinís Lavarda.

Os estudantes realizaram a montagem e o lançamento em duas categorias:

• Ar comprimido e água nível 3 (Regras da MOBFOG)
  • Combustível sólido categoria H100, classe C para 100 metros (Regras do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes).

Na categoria de Ar comprimido e água nível 3 (Regras da MOBFOG) as alunas do técnico integrado em Alimentos, Ana Elizabeth Caron Candido e Ana Carolina D’Agostin atingiram 130 metros de lançamento horizontal, utilizando foguetes desenvolvido pelos estudantes do curso Técnico em informática.

Na categoria de Combustível sólido categoria H100, classe C para 100 metros (Regras do VI Festival Brasileiro de Minifoguetes), houveram 3 participantes que obtiveram os seguintes resultados:

1º Lançamento – Estudante Diogo Dias Maciel, 18 metros de altura;
2º Lançamento – Estudante João Vitor de Oliveira, 7 metros de altura;
3º Lançamento – Estudante Gustavo Taksch Souza Prestes, 305 metros de altura;

Embora o destaque tenha sido os 305 metros do foguete do estudante Gustavo, de acordo com as regras estabelecidas, o foguete que mais se aproximou dos 100 metros de altitude foi o do estudante Diogo.

Com os resultados, o Campus Colombo iniciou uma nova etapa no desenvolvimento de foguetes e preparação para eventos, estudos, projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, envolvendo a comunidade e despertando nos estudantes a curiosidade para esta área do conhecimento.

Os demais servidores envolvidos no suporte à organização e realização do evento foram Eduardo Liquio Takao, Marcio Rodrigo Santos, Emílio Rudolfo Fey Neto, Ademir Luiz do Prado, Ciro Bächtold e Juliano Santos.