III Mostra Científica da Universidade Federal de Santa Maria (RS): Projeto de Alunos do Campus Colombo foi premiado com o Primeiro Lugar – Campus Colombo

EXTENSÃO

Projeto de Alunos do Campus Colombo foi premiado com o Primeiro Lugar

Na última quinta-feira, 17, foi realizada a III Mostra Científica do Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, por meio do Grupo de Pesquisa ECOINOVAR, do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA, do Curso de Administração e do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria.

A Mostra Científica ECOINOVAR reuniu estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas. Em 2019, em sua terceira edição, o evento teve como temática: “Valorizando a inovação, a inclusão e a diversidade na Educação”.

O principal objetivo da Mostra Científica consiste em promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções que contribuam para o desenvolvimento de novas ideias, iniciativas e a construção de alianças para a inovação e a sustentabilidade, despertando e estimulando vocações científicas e tecnológicas em jovens talentosos, estimulando-os a seguirem carreiras científico-tecnológicas.

O evento ocorreu paralelamente à realização do 8º Fórum Internacional ECOINOVAR no dia 17 de outubro de 2019, no prédio 74C da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, na cidade de Santa Maria, RS.

O trabalho intitulado “ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DE BAIXO CUSTO” orientado pelos professores Cleber Fernando Serafin, Eduardo Liquio Takao e desenvolvido pelos alunos João Claudio Scorissa de Moura, Thales Ligoski dos Santos, Ericsson Eduardo De Carvalho e Giovani Bellani, foi premiado com o primeiro lugar.

De acordo com o professor Eduardo Liquio Takao: “O projeto tem como objetivo viabilizar informações de altitude, pressão atmosférica, umidade do ar e velocidade do vento, para pequenos e médios agricultores. Com o passar do tempo, com posse destes dados, poderá ser possível realizar previsões meteorológicas locais, afim de poder proporcionar um melhor planejamento e prevenções mais assertivas”.

Também foram apresentados os seguintes trabalhos que envolviam professores e alunos do campus:

• CONECTOR MAGNÉTICO PARA AUXÍLIO A PESSOAS PORTADORAS DE PARKINSON

Márcio José Kloster (Campus Telêmaco Borba), Eduardo Liquio Takao (Campus Colombo), Ademir Luiz do Prado (Campus Colombo), Gustavo Rodrigues de Sá (Campus Telêmaco Borba), Isabela De Freitas Bueno (Campus Telêmaco Borba) e Cíntia Freire Ferreira (Campus Telêmaco Borba).

• IFCLI – CONTINUOUS LEARNING INTERCHANGE – INTERNACIONALIZAÇÃO INOVADORA DE BAIXO CUSTO

Cleber Fernando Serafin (Reitoria), Eduardo Liquio Takao (Campus Colombo), Ericsson Eduardo De Carvalho (Campus Colombo) e Giovani Bellani (Campus Colombo)

Conforme o relato do professor Ademir Luiz do Prado “o evento foi importante pela troca de experiências na área científica entre os alunos bem como a motivação dos alunos em realizar projetos que vem ao encontro da necessidade das pessoas e instituições”.

Parabenizamos nossos alunos e professores envolvidos nos projetos!