Publicado em
As crianças de Colombo e região têm à disposição um novo projeto que promete muita diversão, imaginação e fantasia. Trata-se de uma iniciativa do NAC (Núcleo de Arte e Cultura) do IFPR Campus Colombo, idealizado pelas professoras de Arte, Camilla Carpanezzi e Carine Xavier. O projeto “Casa Encantada” é uma derivação do projeto anterior “Canto do Conto”, parceria do IFPR e Secretaria de Cultura de Colombo desde 2016.
A Casa Encantada fica no bosque ao lado do Campus Colombo e abrigará uma biblioteca infantil, oferecendo serviços de contação de histórias para crianças, com enfoque no meio ambiente. Assim, também foi firmada parceria com a secretaria de Meio Ambiente do Município para apoio nas ações educativas, além da participação da docente de Biologia do Campus Colombo, Ariane Saldanha.
O projeto “Canto do Conto” funcionou na Sucursal Maracanã da Biblioteca Municipal Rui Barbosa de 2016 a 2020, como parceria da Secretaria de Cultura do Município com o IFPR Colombo. Em quatro anos de projeto foram atendidas mais de 4.000 crianças de escolas públicas do município, sendo 22 Centros de Educação Infantil (CMEIs), 12 Escolas Municipais (urbanas e rurais), e um projeto social – Instituto Beija Flor.
A metodologia constará das seguintes atividades:
1) Trilha interpretativa pelo bosque com observação da flora e fauna do bosque.
2) Apresentação de história na Casa Encantada contada pela Rainha da Floresta das Araucárias (Andreia Lima- Secretaria de Cultura Colombo) com apoio dos alunos do IFPR.
3) Momento para manusear livros e brinquedos e familiarização com o espaço de uma biblioteca.
4) Lanche e atividade artística (opcional).
Por fim, existe a possibilidade da Casa Encantada ser uma casa museu, um espaço aberto à visitação do público em geral, já que contará com decoração rústica referente à Rainha das Araucárias e a outros seres encantados do bosque como duendes, gigantes e fadas.