Nota da Direção de Ensino – Campus Colombo

Nota da Direção de Ensino

NOTA DA DIREÇÃO DE ENSINO

PREZADOS ESTUDANTES E RESPONSÁVEIS,

Primeiramente desejo que todos se encontrem bem de saúde. Sabemos que o momento que estamos atravessando gera dúvidas e insegurança. Tenham certeza que as mesmas dúvidas e angústias cercam também os servidores; docentes, técnicos e gestores. Estamos em constante trabalho para que ao máximo possamos dar normalidade aos processos e todas as atividades que temos extra sala de aula.

Diferentemente de escolas e instituições privadas, que pressupõe a facilidade de acesso aos multimeios; instituições públicas como o IFPR precisam pensar também nos grupos que não possuem esse acesso a computadores, internet de qualidade etc. Um dos objetivos dos Institutos Federais, inclusive, é atender exatamente as camadas da população que de alguma forma encontram-se mais fragilizadas.

Pensando nisso, a PróReitoria de Ensino (PROENS), juntamente com uma comissão formada especificamente para tratar de assuntos relacionados a esse período que estamos passando, fez um levantamento para verificar a porcentagem de estudantes que teriam acesso à internet e demais equipamentos periféricos para que pudessem utilizar do EAD (Ensino a Distância) como uma forma de manter as atividades.

Ainda não temos um número consolidado de todo o IFPR, no entanto, o parcial do Campus Colombo nos informou que mais de 1/3 (um terço) de nossos estudantes não possuem plenamente esse acesso, ou seja, resolvemos o problema de cerca de 400 alunos e tantos outros 200 ficariam à margem dessa solução. Como entendemos que nossa função é de inclusão e não de exclusão, estamos mergulhados em pensar em alternativas, lembrando sempre que a EAD não está excluída totalmente, mas que no momento não é a melhor solução para a realidade do Campus Colombo.

Importante destacar também que temos uma prioridade no momento, a preservação de vidas, embora a maioria de nós estejamos bem e saudáveis, nos cercam pessoas que fazem parte do grupo de risco e é pensando nelas que precisamos agir. Todo cuidado é fundamental no sentido de preservarmos as vidas. Parafraseando um famoso autor, precisamos lembrar que educação não é apenas CONTEÚDO.

Toda essa situação, causada pela pandemia do Coronavírus, nos fará ter uma percepção diferenciada de vida, educação, solidariedade e até mesmo de economia. Diante desses fatos estamos orientando os nossos professores para que, na medida de suas possibilidades encaminhem aos estudantes, através dos e-mails das suas respectivas turmas, SUGESTÕES de atividades, possibilidades de leituras, filmes, museus virtuais, entre outros, para que, aqueles estudantes que tiverem possibilidade de realizar possam estar utilizando esse período de suspensão de calendário de aulas, para crescimento pessoal.

Qualquer atividade encaminhada NÃO configura reposição, aula complementar ou tem caráter substitutivo de conteúdo. Todas as ações referentes a reposição serão pensadas, encaminhadas e amplamente divulgadas em tempo oportuno. Agradecemos todas as ideias, e sugestões encaminhadas, vamos permanecer em nossas atividades burocráticas em regime de home-office e disponibilizamos nosso contato virtual para qualquer esclarecimento. Desejo a todos muita saúde, paz e equilíbrio; em breve tudo isso passará, e esperamos que passe bem.

Na certeza que vamos crescer com tudo isso,

Prof. Eduard Henry  –  Diretor de Ensino | Campus Colombo | eduard.lui@ifpr.edu.br